Uma fazenda de lavanda em Maui

por: Lucia Malla Havaí, Maui

Uma das atrações inusitadas do Havaí é uma fazenda de lavanda em Maui, localizada na encosta do vulcão Haleakala. Mais especificamente em Kula, uma cidadezinha de montanha inesperadamente sem vibe de praia no Havaí.

AKL - Alii Kula Lavender Farm
Placa da entrada da Alii Kula Lavender Farm.

A fazenda chama-se Ali’i Kula Lavender. E prepare-se para entrar num bucolismo sem precedentes.

Como chegar

A Ali’i Kula Lavender fica numa quebrada da Waipoli Road, em Maui. Esta estrada vicinal é acessível pela rodovia 377, também chamada de Kekaulike Avenue. Para referência, a fazenda de lavanda fica a 38 milhas de Lahaina.

Logo na entrada da fazenda, fica o estacionamento, onde pagamos a entrada de US$3,00 por pessoa. (Crianças abaixo de 12 anos não pagam.)

De lá, começa o passeio tranquilíssimo – e cheirosíssimo. Eu amei.

Sobre a fazenda de lavanda em Maui

Na recepção da fazenda, há esculturas budistas e uma pequena lojinha. Há também um mapa explicativo disponível, com algumas das principais espécies que estão ali. Mas sinceramente, o mais legal deste passeio é andar a esmo, pelas trilhas feitas para que você se perca entre as lavandas.

Clima zen.

Entrar no clima zen do lugar, enfim.

Não sou expert em lavandas, mas vi que há uma boa diversidade de variedades desta planta na fazenda. São 25 variedades, espalhadas pela encosta. 55.000 plantas de lavanda ao total! Já imaginou quando elas estão todas floridas, o aroma delicioso que sai dali?

Vocês não imaginam o aroma desse lugar!

Quando fui em maio, nem todas as plantas estavam floridas. A época mesmo da florada é no verão, quando o passeio, portanto, deve ficar ainda mais incrível.

Nem só de lavandas vive a fazenda

[suspiro de beleza]

Além das lavandas, há outras duas atrações imperdíveis do local.

Em primeiro lugar, a vista que temos do sul/oeste de Maui. Afinal, estamos no meio da montanha do Haleakala, ou seja, a uma altitude considerável. Não desperdice esta oportunidade de curtir em paz uma vista espetacular.

Vista de Maui da fazenda de lanvanda em Kula
Olha essa vista de Maalaea com a ilha de Lanai ao fundo! :O

Em segundo lugar, as inúmeras outras plantas que a fazenda possui também são uma atração. De pés de azeitona a várias espécies lindíssimas de suculentas, o colorido é constante. (Aliás, acho que a Carol ia alucinar aqui…)

Outras flores - fazenda de lavanda em Maui
Colorido do jardim.

Na lojinha da fazenda, há ainda por cima uma série de biscoitinhos e gostosuras feitas com lavanda. (Bye-bye dieta…) Particularmente, adorei o bolo de lavanda, que recomendo muito. Além disso, eles vendem diversos cosméticos, óleos aromatizantes e cartões. Tudo de lavanda, claro.

Relax total, experiência especial

Este passeio é primordialmente para relaxar. Em menos de uma hora, você anda por todas as trilhas principais. As trilhas são de terra, sem grandes dificuldades, por entre os pés de lavanda.

O ideal mesmo, entretanto, é não ter limite de tempo. Relaxar mesmo, andando na velocidade de apreciação e absorção. Assim, aproveitamos melhor a tranquilidade que o ambiente proporciona. Além disso, não deixe de sentar num dos bancos no meio da plantação, para pensar na vida, meditar, ou simplesmente respirar fundo o ar limpo da montanha cheio de aromas de lavanda. Mergulhar, enfim, no bucolismo da região.

Fazenda de lavanda em Maui - bucolismo
Faça um favor a si mesmo e sente neste banco pelo menos por alguns minutos para absorver o bucolismo e o relax do local… #DicaMalla

A fazenda oferece ainda piquenique gourmet, a US$26,00 por pessoa. Você marca com 24h de antecedência, e quando chega na fazenda recebe um almoço para fazer piquenique sentado numa toalha em qualquer ponto da fazenda que preferir. Fiquei com muita vontade de testar. Acho que, da próxima vez, é isso que farei em Maui… Uma experiência especial.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • O passeio à fazenda de lavanda em Maui está indicado no meu roteiro básico para esta ilha. E foi patrocinado, as usual, apenas pelo bolso-Malla. 🙂

Booking.com


40
×Fechar