Sexta Sub: Snorkel nos Lençóis Maranhenses

por: Lucia Malla Brasil, Maranhão, Mergulho, Parques Nacionais, Sexta Sub

Ok, esse não é exatamente um point de mergulho ou snorkel tradicional. Talvez seja de snorkel, para os mais fissurados em descobrir o que há por baixo de qualquer linha d’água visível. Mas mesmo se você tiver apenas sua roupa de banho e protetor solar, o snorkel nos Lençóis Maranhenses deve constar como um dos grandes points aquáticos do planeta a serem visitados.

Flor dos Lençóis.

E uma dica importante: leve seu próprio equipamento de snorkel. Para poder cair na lagoa que quiser, quando quiser.

Mergulho refrescante - Lençóis Maranhenses
Um mergulho refrescante nas lagoas inesquecíveis dos Lençóis Maranhenses.

Motivos para se visitar os Lençóis Maranhenses

Há vários motivos pelos quais as lagoas dos Lençóis Maranhenses deveriam ser inclusas na lista de desejos de uma pessoa viajante.

Vegetação de lagoa - Lençóis Maranhenses

Em primeiro lugar, pelo exotismo único da paisagem (em que outro lugar do planeta você vê dunas a perder de vista com lagoas refrescantes no meio?). Em segundo lugar, pelo gosto da água (nem salobra, nem doce, nem salgada: água de chuva mesmo). E também pela aventura de nadar em meio a tufos de algas de diferentes espécies e peixinhos cuja adaptação à sazonalidade das lagoas é marcante. Ainda e principalmente, pela delícia relaxante de estar lá, com sol, areia e água cristalina à vontade, num silêncio total só quebrado pelo barulho do vento incessante.

Lagoa - Lençóis Maranhenses
Uma Malla nos Lençóis Maranhenses.

Quando ir e como chegar

As lagoas dos Lençóis estão no máximo de sua capacidade no período que vai de maio até setembro. Depois desse período, começam a secar e aí só no ano seguinte, depois da temporada de chuvas que vai de janeiro até maio, elas voltam a brilhar espetacularmente.

Galhos

Para chegar a elas, só de Toyota resistente, porque a estrada arenosa em meio a restinga é impossível a carros comuns. A opção mais prática é ir até a cidade de Barreirinhas (MA). De lá, saem os passeios até as Lagoas Bonita, Azul, do Peixe, da Preguiça e Esmeralda. Estas são as lagoas mais visitadas do Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, que chegam a profundidades de alguns metros.

Um snorkel diferentão

Abstrato - Lençóis Maranhenses
Visões abstratas.

Ao chegar nas lagoas, explore o estranhíssimo mundo subaquático apresentado. Afinal, cada lagoa é única. Algumas têm um tipo de alga diferente, outras têm plantas diferentes. Algumas têm peixes, outras não. Basta dar uma olhada nas diferentes fotos sub deste post. 😉

Peixes nas lagoas dos Lençóis Maranhenses
Para onde vão esses peixinhos quando as lagoas secam?

E embora a diversidade biológica não seja enorme, só o fato desse pedaço de paraíso no Brasil existir a cada junho-julho-agosto já dá pano pra diversas viagens surreais…

O snorkel é rasíssimo, por sinal. Muito tranquilo e sem stress. Principalmente, ultra-refrescante para o calor que faz ali.

Algas - Profundidade rasa

Vai por mim: faça um snorkel nos Lençóis Maranhenses. Vale a pena molhar sua máscara de mergulho nestas lagoas. Afinal, o que você verá nas águas desse mar de areia brasileiro surpreenderá.

Tudo de sub sempre.

Snorkel nos Lençóis Maranhenses
Lindo demais. Diferente demais. Paraíso demais.

P.S.

  • Este post foi adaptado a partir de um artigo publicado originalmente na Revista Mergulho número 133 de agosto de 2007. Como a revista Mergulho acabou, deixo então as informações que o texto traz para ajudar quem tiver interesse em snorkel nos Lençóis Maranhenses.
  • Minha paixão pelas dunas dos Lençóis Maranhenses você pode ler aqui.

Booking.com


50
×Fechar