Sexta Sub: A vida nos tide pools de Lone Ranch no Oregon

por: Lucia Malla América do Norte, EUA, Oceanos, Praias

Andar pelos tide pools da praia de Lone Ranch (ou em português, as piscinas de maré), na costa sul do estado do Oregon, é certeza de diversão para todas as idades. Para tal, aconselha-se um calçado com boa sola de borracha e cuidado ao pisar, pois você pode estar pisoteando vários animais miméticos à rocha sem perceber.

Tideo Pools de Lone Ranch Beach
Estrelas-do-mar do Pacífico, Pisaster ochraceus, nas rochas de Lone Ranch.

Lone Ranch é uma praia onde não é possível mergulhar de scuba na maior parte do ano. Afinal, o mar bravio, as correntes fortes e as ondas enormes batendo nas rochas pontiagudas não deixam. Entretanto, nesse lugar hostil floresceu uma biodiversidade especial, na linha de maré, formando piscinas de acordo com o ritmo do vai-e-vem.

O que ver nos tide pools de Lone Ranch

Nas  piscinas de maré, você encontrará inúmeros invertebrados resistentes à força do mar. Estes animais se agarram fortemente ao seu substrato, exibem cores muito exóticas e compõem uma fauna peculiar.

Anêmonas-verdes - Anthopleura xanthogrammica - Oregon
Anêmonas-verdes, Anthopleura xanthogrammica, facílimas de serem encontradas nos tide pools de Lone Ranch Beach.

Há estrelas-do-mar de diferentes espécies que sobrevivem indiferentes ao ambiente de alta energia onde as ondas batem. Há anêmonas coloridas, caranguejos, algas, ostras, ouriços, bolachas-da-praia e outros mariscos… Estão todos lá, para deleite do observador atento. Observador este que só não pode se empolgar com a fauna nas piscinas de menos de um metro e esquecer da tábua de marés.

Lone Ranch - Oregon
Na maré baixa.

Aliás, para visitar Lone Ranch é preciso prestar muita atenção à tábua de marés do dia. Você não verá nada se chegar durante a maré cheia, quando o mar violento cobre todas as piscinas e tudo vira um caldeirão de espuma e sedimentos (inclusive troncos enormes!). Afinal, os tide pools de Lone Ranch só aparecem na maré baixa. Para curti-las há um intervalo de algumas horas antes que elas desapareçam engolidas pelo mar – ou até o próximo horário de maré baixa. Quando a maré baixa chega de novo, as pessoas param para observar a fauna resistente que não se cansa do vai-e-vem das ondas do mar. 

Como chegar em Lone Ranch

Lone Ranch fica na costa sul do Oregon. Acessível pela rodovia 101 também chamada de Oregon Coast Highway. Que, aliás, é uma estrada super-cênica. Portanto, merece ser feita com calma, aproveitando cada ponto de parada para admirar a paisagem do costão dramático. Com o mar do Pacífico ao fundo, fazendo o recorte perfeito para fotos lindas.

Tudo de bom sempre.

P.S.

Booking.com


18
×Fechar