9 anos de viagens com a Malla pelo mundo

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Blogversário, Mallices

9 anos de blog.

É muito a comemorar, mas muito mais a agradecer. Tantos amigos, carinhos, aprendizados, reflexões… foram muitos os benefícios dessa longa jornada até agora. E a experiência só acumula: já vi de tudo um pouco nessa blogosfera sem porteira. Identifico as eras diversas, rio e aprendo de novo com os mesmos erros e acertos, e percebo quando uma idéia nova nada mais é que a repetição de um conceito que já passou também. Acho que isso é ficar velho: olhar pro novo e perceber que é apenas uma recauchutada do cerne de sempre. Da nossa vontade de interagir, de inovar e de viver.

Em 9 anos, quase tudo da blogagem mudou, e hoje sinto uma volta ao princípio, quando era apenas o verbo. Tenho ânsia de escrever, porque são infinitas histórias pra contar, mas me falta tempo para postar. O tempo, esse mesmo que passou tão rápido em 9 anos, passa mais rápido ainda na roda-viva do dia-a-dia, e quando eu vejo… puf! um mês sem dizer nada. E, parafraseando Tiagón, “há tanto a ser dito! E é simplesmente porque quero dizer. A motivação é o desejo de compartilhar”. Sempre, sempre: compartilhar. Blogar requer acima de tudo paciência e tolerância, com os outros e principalmente com você mesmo.

Mas o negócio é andar pra frente. E esperar que daqui a 9 anos este blog se torne maior de idade. Por enquanto, ainda uma criança. De mente livre, aberta e interessada apenas em aprender mais dos caminhos do mundo.

Prêmio Malla Bloggel 2013

O aniversário do blog coincide com a época da entrega do Prêmio Nobel, e eu, logo no primeiro ano de blog, inventei o Prêmio Bloggel, uma paródia que na realidade vira uma retrospectiva do que se passou no blog durante o ano. Foram poucos posts este ano: 68 apenas. Mas já é alguma coisa, e dá (ainda) pra fazer correr a brincadeira. Então vamos a ele ao Prêmio:

1) Economia

Haverá um impacto econômico gigante quando chegarmos a 400 ppm de CO2 na atmosfera (está pertinho, pertinho…). Talvez, o maior problema econômico que está por vir num futuro imediato. Estamos preparados?

(E afetará o turismo, essa indústria promissora cujos números específicos do mercado brasileiro foram discutidos. Aliás, problemas potencialmente derivados já afetam nossa visão do turismo em muitos lugares. Sad but true.)

2) Ciência e Medicina

O dia em que relembrei das mioglobinas da minha amiga Gisele. Ou as hipóteses que envolvem o comportamento do tubarão-tigre aqui no Hawaii. Vocês decidem.

3) Literatura

Este ano, não fiz resenha de nenhum livro aqui no blog – embora tenha lido até bastante. Mas amigos lançaram livros e falei deles aqui- alô, Allan? Alô, Jana & Donda? Mas o projeto de literatura que achei mais interessante surgido na blogosfera veio da Camila Navarro, com seu “A volta ao mundo em 198 livros”, proposta de ler um livro de cada país. Uma viagem sensacional! E já perdi as contas de quantos ela leu. Queria acompanhar, mas tempo, cadê?

4) Política

Uma questão conservacionista, mas que refletiu imensamente diversas nuances políticas e econômicas, aconteceu quando algumas espécies de tubarões foram finalmente incluídas na lista do CITES. Uma vitória política do ambiente.

5) Popularidade Google

Esta categoria tende a desaparecer, por um motivo simples: não tenho mais seguido quem chega nem como chega a este blog. Se antes só o mapa-mundi das visitas me interessava, hoje nem isso. Quero mais é escrever, e escrever, e escrever. De modo que vou colocar aqui um item de popularidade, que são os guias-roteiros que fiz pro Hawaii. E este ano, fiz o de 2 dias em Oahu e o Guia de bares e baladas de Honolulu. Ambos são populares, se medir pelos emails e pelo feedback que recebo. Mas não sei como eles estão no Google.

6) Fotografia

Todas as fotos da Sexta Sub (especialmente essa aqui) eu adoro, mas este ano o André teve uma fotografia de uma ostra gigante liiiinda na capa do Bing!

7) Filosofia do mundo

Uma pequena crônica de reflexão sobre o consumo americano poderia vencer esse prêmio, mas sem dúvida alguma, filosofia de mundo MESMO é a experiência sensacional que está acontecendo nesse momento a bordo da canoa havaiana Hokule’a. Um projeto educativo e de visão totalmente voltado para a conscientização sobre os problemas ambientais, sociais e humanitários do nosso planeta. Afinal, é o mundo em uma canoa! Lindo de chorar de emoção.

8) Visita ilustre

Quando a gente ganha presente dos amigos, sempre parece uma visita ilustre adentrando a nossa casa via correio. Mas a visita ilustre do blog que mais marcou este ano foi das pimpolhas mais famosas da blogosfera brazuca, filhas da Sut-Mie. Umas gracinhas!

9) Pior título de post

Eu a-d-o-r-o usar, abusar e inventar hashtags malucas, mas convenhamos que todos os títulos que contém hashtags são por pura falta de criatividade: #piadafraca, #Megafail, #Acaba2012… afe! Muito fracos.

10) Melhor viagem real relativamente longa

Duas viagens concorrem nessa categoria: minha ida a Porto Rico em dezembro passado e a semana que passamos na Nova Zelândia em março, com visita especial aos queridíssimos MauOscar. (Sem contar que acabei de voltar de uma viagem sensacional pela Europa…)

A viagem de Porto Rico já está praticamente toda contada aqui no blog em 5 posts, sobre a ilha em si, as biobays, o mergulho, as fortalezas e o rum. Já a viagem para a Nova Zelândia… silêncio mortal. Apenas um post minúsculo só pra dar um gostinho do que vem por aí. Pretendo escrever posts sobre ainda este ano, mas não prometo nada, porque sou uma desorganizada virtual, e as histórias só se acumulam. Por isso, Porto Rico vence o prêmio.

11) Melhor viagem real relativamente curta

A visita a Rockport foi há alguns anos, mas contei aqui no blog apenas neste ano, e é uma destas viagens de um dia que mais adorei fazer. Entretanto, há sempre as viagens de fim-de-semana para mergulhar que fazemos às ilhas vizinhas aqui do Havaí: Maui, Kauai e Big Island. E até aqui em Oahu, de vez em quando o mergulho é uma viagem

12) Viagem na maionese

Este ano que passou eu viajei com uma baleia antiga, mas na firmeza uma das maiores viagens na maionese que fiz este ano foi real: ver a lava do vulcão Kilauea de barco. Foi uma experiência surreal de tão intensa, que recomendo imensamente a que vêm ao Havaí. Dá pra escrever teses sobre o que representa simbolicamente você estar tão perto daquele rio de lava caindo no mar, petrificando imediatamente. Crazy crazy.

13) Onde fica?

A viagem foi do André, mas a descrição de mais uma ilha do Pacífico e suas confusões com o fuso horário ainda merece levar o prêmio. Afinal, onde fica Tutuila?

14) Tudo de bom sempre

Eu gostaria que fosse tudo de bom sempre para todos. Mas as perspectivas que Chasing Ice um filme extremamente FUNDAMENTAL de ser assistido, trouxeram não são nada boas… Serei otimista e acreditarei que ainda vamos dar um jeito nisso – embora o relógio esteja correndo contra nós. Infelizmente não dá pra ficar pensando que estaremos eternamente numa praia idílica enquanto o planeta ferve.

15) Mallice da Malla

Olha, todas essas tubaronices alucinadas da Shark Week… são uma mallice sem fim, admito. Mas eu adoro. Dá pra relevar, né? 😀

16) Malla Bloggel da Paz

Este ano, o prêmio da Paz tem que ir pros amigos, leitores e quem passa por aqui, e aguenta os grandes hiatos na conversa. A falta de tempo reina, mas nem por isso vou deixando de remar vagarosamente no mar da blogosfera – e os leitores e amigos estão sempre aí, dando força a cada centímetro pra frente que vou. Obrigada de coração! Vocês animam a blogueira e fazem o blog caminhar e viajar na maionese cada vez mais! 🙂

Tintim e ALOHA!

(E que venha o décimo ano de blog!!!!!!)

Tudo de ótimo sempre pra todos!!!

Uma Malla sentada na pracinha do blog*. Para muitos mais anos de conversa, risadas e afins. 🙂

*copyleft do termo: Denise Arcoverde.
 

Cada aniversário do Mallablog

 



495
×Fechar