A poeira amarela, de novo

por: Lucia Malla Antigos, Ásia, Coréia do Sul, Cotidiano

Lembram da neve amarela que há algumas semanas invadiu Seul? Pois sábado passado teve nuvem de areia e poeira amarela de novo, vinda do deserto de Gobi, na China. Dessa vez, não nevou. Mas achei uma foto (com a nuvem e depois da chuva de ontem, que dispersou a poeira) que ilustra bem o fenômeno e que merece ser vista. Detalhe: não é filtro amarelo da máquina fotográfica. A cidade fica assim mesmo.

Poeira amarela
Foto deste flickr.

Mais de um milhão de pessoas já foram parar no hospital desde o fim de semana por causa de problemas respiratórios advindos do fenômeno que tomou conta de Seul e adjacências. O serviço de meteorologia coreano falhou em prever que nós teríamos a segunda pior nuvem amarela da história no sábado. Por isso, as pessoas não haviam se preparado para tanta amarelidão ao saírem para curtir o fim de semana pela cidade. Resultado: sobrecarga nos pronto-socorros do país.

Por sorte, eu não botei sequer o nariz fora de casa dessa vez. Ainda bem.

Tudo de poeira amarela sempre.

P.S.

  • Leia mais sobre a minha experiência de morar por 3 anos na Coréia do Sul. Os relatos estão espalhados em mais de 100 posts deste blog, que você acha listados neste link.



490
×Fechar