A volta de uma baleia encalhada

por: Lucia Malla Animais, Brasil, Espírito Santo, Mallices

Em 2008, escrevi um post aqui no blog contando sobre o encalhe de uma baleia na década de 70 na praia de Itapuã, em Vila Velha – ES. Encalhe este que presenciei criança, e que foi tão marcante que o considero o momento em que decidi que abraçaria a biologia como carreira – claro, sem a definição perfeita do que seria uma carreira, apenas aquele sentimento de que eu queria de alguma forma salvar animais.

Mas até hoje, este encalhe era uma memória apenas. Para mim muito vívida, cristalina, mas ainda assim só concreta nas minhas sinapses.

Até hoje.

Num grupo do facebook, a Xavier Marcelia postou a foto abaixo, tirada no dia em que esta baleia jubarte encalhou.

Fiquei arrepiada quando vi a foto. Porque (re)lembrei de absolutamente tudo. Todo o sentimento que me marcou aos 4 anos, quando vivi esse momento de luta pela vida, voltou com uma força incrível, como se esta cena tivesse ocorrido ontem. A imagem até então etérea agora está registrada no papel digital, para sempre.

Apesar de ser uma cena bastante triste, sou muito grata a quem postou a imagem. Por tornar história um pedaço do que até então era apenas estória na minha vida.

Tudo de lembrança sempre.

****************

– Apenas um fato destoa da minha memória da cena: lembro que o dia estava chuvoso (pelo menos na manhã que vi a baleia). A foto acima foi tirada com iluminação de fim de dia, e estava sol. Talvez eu tenha ido no dia seguinte, porque quando vi a baleia, ela já estava bem mais destroçada, infelizmente.



756
×Fechar