Aloha 2019!

por: Lucia Malla Mallices

Para muitos, o ano que passou foi pontuado por desilusões. Em vários níveis, a desilusão foi uma constante que incomodou. Além disso, ficou também claro o caráter emergencial com que precisamos lidar com as mudanças climáticas. O que, por sua vez, não deixa de ser um outro motivo de desilusão. Esta inércia apática em que o mundo parece viver sobre o tema como se vivesse em… ilusão. É fundamental que não deixemos que 2019 nos iludir nem desiludir.

2019 precisa ser o ano em que faremos acontecer pelo planeta

Um ano de organização e retomada das rédeas climáticas do mundo. Conforme o próprio relatório do IPCC sugeriu, há um pavio de esperança de que possamos ainda nos livrar de um futuro climático muito sombrio. Mas não tenhamos ilusões demais: será difícil. Para enfrentar esta dificuldade inerente, é importante que, acima de tudo, nos unamos em prol deste objetivo.

Para que um saldo positivo seja alcançado em 2019, teremos que primeiramente transformar tanto desilusão quanto ilusão em AÇÃO. Perceber que não poderemos salvar o mundo da forma como deveria ser. Sejamos realistas, prezemos os fatos. Não temos tempo nem para pessimismo nem para otimismo exagerados. Aceitemos que vamos tentar salvar o que restará do planeta para as gerações futuras. Para isto, convencer pessoas a sair de sua zona de conforto talvez seja o primeiro passo.

Pensar mais no coletivo e menos no individual. Permitir que a diversidade de idéias e soluções ambientais percole e se espalhe sem pré-conceitos. Tentar enfrentar os problemas que virão com uma perspectiva arejada, focada na solução possível (que nem sempre é a mais desejável). Estarmos prontos para fazer a nossa parte – e eventualmente a de muitos outros que tentarão resistir a uma provável mudança de paradigma.

É um desafio gigantesco, inegavelmente o maior que enfrentaremos. Ainda assim, tenho esperança de que não falharemos por completo. #poliana

Vem do Havaí e sua língua a que é, para mim, a melhor significação de como devemos encarar 2019 e os anos que vêm pela frente. Com aloha, a palavra havaiana que significa amor, compaixão, paz, ternura. Sendo pono, correto e ético. Com o foco na nossa ‘ohana, a humanidade. Para voarmos e alcançarmos um futuro melhor.

Tudo de aloha sempre para 2019!

Aloha 2019



746
×Fechar