Sexta Sub: dentro de um aquário com tubarões

por: Lucia Malla Aquários & Zoos, Ásia, Coréia do Sul, Sexta Sub, Tubarões

Nos primórdios deste blog, fiz uma viagem de fim-de-semana para Busan, na Coréia do Sul, onde mergulhamos dentro de um tanque do Aquário de Busan. Foi um mergulho num aquário com tubarões. 19 tubarões, para ser mais exata.

Foi uma delícia. E como nesta semana eu comentei sobre um aquário pra lá de estranho em Tóquio, achei melhor deixar na Sexta Sub uma foto de uma experiência oposta, para contrabalancear. Afinal, também foi na Ásia. Mas pelo menos foi bem bacana, num aquário com tubarões.

Aquário com tubarões

Mergulho em aquários com tubarões pelo mundo

Esta é uma prática que cresceu bastante nos últimos anos. Afinal, os aquários perceberam que poderiam angariar fundos para suas atividades com essa “aventura”. Acho, no geral, uma boa ideia. Dos aquários que já visitei, vi esta oportunidade de entrar no aquário com tubarões em Long Island (Califórnia) e no Aquário de Melbourne, na Austrália.

Entretanto, foi outra ideia com tubarões em aquários que me encantou. A possiblidade de “dormir com eles”, oferecida a crianças (e adultos “empolgados” por tubarões, tipo, cof cof, eu). Vi esta possiblidade no Oceanário de Lisboa. Achei simplesmente incrível. Afinal, associa uma diversão com a possiblidade educativa de ensinas à próxima geração sobre a importância dos tubarões para um ecossistema, sua biologia, aspectos de conservação e fisiologia, etc. É uma oportunidade criada muito bacana.

Sharks 4D

Mas a interação bizarra mais divertida que tive em aquários com tubarões foi recentemente no Aquário Nacional de Baltimore, em Maryland. Lá, eles estavam exibindo um documentário sobre tubarões em 4D. E como era isso?

É um programa de “imersão” em tubarões (no pun intended). Na entrada, você recebia os óculos 3D normais. E sentava na sua cadeira. Aí, à medida que o filme acontecia, você participava da ação do mesmo. Entenda-se, levava água de splash do tubarão, recebia “cabeçada” do mesmo (através de um mecanismo na cadeira) , etc. Enfim, você sentia o tubarão perto de você. Achei sensacional. Fui com uma colega de trabalho e saí dando gargalhadas feito criança.


Tudo de bom sempre.



127
×Fechar