Aquários & Zoos

Visita rápida ao Aquário de Milão

Quando estive em Milão em 2013, tive uma tarde livre para andar pela cidade com minha amiga Alline e sua fofíssima filha. Milão é conhecida por sua atitude fashion, sua arquitetura belíssima e seus museus sensacionais, mundialmente famosos. Mas foi enquanto andávamos pelo Parque Sempione que a Alline sugeriu a visita ao Aquário de Milão, uma estrutura meio esquecida nesta cidade […]

Oceanário de Lisboa – o melhor aquário do mundo

O melhor aquário do mundo. Eu havia dado este título em 2007 ao Aquário de Monterey, realmente um dos melhores que tinha visto até então. Os motivos, expliquei lá no post antigo. Mas tive que rever meus conceitos em outubro passado, quando fui a Portugal e visitei o Oceanário de Lisboa, o maior aquário da Europa. (Como nunca fui ao […]

Sexta Sub: a saga de um tubarão-baleia

Quarta-feira à tarde, assisti a uma palestra contando as aventuras e desventuras dos tubarões-baleia do Aquário da Georgia, em Atlanta. Quem apresentou o seminário foi Bruce Carlson, zoólogo atual chefe científico do Aquário – e ex-diretor do Aquário de Waikiki, onde trabalhou por 27 anos (!!!!). Como o seminário foi no Instituto de Biologia Marinha, a audiência era 100% formada […]

Um passeio no Maui Ocean Center

janeiro, estivemos em Maui com nossas sobrinhas e meu sogro. Aproveitamos uma manhã menos intensa para visitar o Maui Ocean Center, que é o aquário de Maui. Eu estava super-curiosa para conhecer este aquário, pois uma das biólogas responsáveis pelo santuário de baleias do Hawaii falara maravilhas dele, da sua coleção biologicamente impecável. O Maui Ocean Center fica no píer […]

Sexta Sub: sexo animal – tartarugas marinhas

Vimos a cena abaixo, de pura orgia zoológica, em fevereiro deste ano, quando visitamos com nossas sobrinhas o Sea Life Park de Oahu. No laguinho onde ficam as tartarugas-verdes (Chelonia mydas), um grupo de tartarugas machos semi-submersos brigava por uma fêmea no cio. E brigava mesmo. Um macho já estava claramente na frente da guerra, montado em cima da fêmea. Mas o […]

Sexta Sub: pequenas anotações de viagens tubaronísticas!

Hoje resolvi fazer na Sexta Sub um “Pequenas Anotações de Viagens Virtuais” versão tubaronística, já que as notícias, curiosidades e bizarrices de tubarões vêm se acumulando na minha caixa postal. Melhor juntar tudo num post, né? Vamos lá: 1) Comecemos com as boas ótimas notícias: as Ilhas Marshall, no Pacífico Norte, declararam todo o território do país um santuário de […]

Sexta Sub: dentro de um aquário com tubarões

Nos primórdios deste blog, fiz uma viagem de fim-de-semana para Busan, na Coréia do Sul, onde mergulhamos dentro de um tanque do Aquário de Busan, tanque este que tinha, entre outros bicho, 19 tubarões. Foi uma delícia. E como nesta semana eu comentei sobre um aquário pra lá de estranho em Tóquio, achei melhor deixar na Sexta Sub uma foto […]

Um aquário bizarro

Tenho uma certa mania de visitar aquários quando viajo. Se existe um aquário no lugar, e se eu tiver tempo suficiente, com certeza incluirei uma passadinha por ele. É uma mania, meio que inexplicável (necessidade inconsciente de lembrar do mar, talvez?), revestida com a tarja “curiosidade pelas estratégias usadas para divulgar e educar”. Fato é que quando estive em Tóquio […]

Os golfinhos d’A enseada – de novo

Há alguns meses eu postei uma resenha do filme “The Cove” (“A Enseada” em português) aqui no blog. Lá, eu comento um pouco sobre um pouco do meu incômodo com o modo como o filme aborda certas questões, incluindo aí alguns preconceitos que fomenta. Principalmente, como aumenta esse sentimento de culpa generalizado e nos deixa pouca brecha pra ações efetivamente […]

Das perdas

Desde a semana passada estou tentando sentar e escrever sobre duas grandes perdas biológicas que presenciamos no momento atual: o desastre ambiental do derramamento de óleo no Golfo do México e o incêndio do Butantã. Minha garganta enrijece e meus olhos umedecem só de pensar em cada um deles, no que esfregam na nossa cara. Apesar de distantes fisicamente um […]

Os golfinhos d’A enseada

Já tem um tempinho que assisti a “The Cove”(“A Enseada” em português), o filme que venceu o Oscar de melhor documentário deste ano. Na época do Oscar, queria comentar sobre o filme, mas o tempo definitivamente não tem andado a meu favor e a procrastinação tomou conta. Só agora, quase um mês depois, consigo compartilhar com vocês algumas das minhas […]

Enquete malla: mascote olímpico, uma prévia

…e eis que o Rio de Janeiro, minha cidade natal, levou as Olimpíadas de 2016. Muito bacana! Afinal, incentivo a conhecer uma das cidades mais naturalmente bonitas do mundo é sempre interessante. Mas este blog começa agora um lobby mais que esperado: a escolha do mascote. Óbvio dos óbvios, eu adoraria ver um animal marinho como mascote – de preferência […]

Sexta Sub: humuhumunukunukuapua’a

Hoje pretendo começar uma série especial de posts celebrando, refletindo, discutindo e comentando sobre diferentes aspectos do Havaí – focando mais em curiosidades e minhas observações randômicas, além de algumas viagens (em todos os sentidos). A série começa hoje e vai até 21 de agosto, quando é celebrado o aniversário de 50 anos da incorporação do estado aos Estados Unidos […]

Um passeio pelo Aquário de Gênova

Quando estivemos na Itália em abril passado, passamos 2 dias em Gênova, visitando uma amiga que trabalha vendo todos os dias os tubarões no Aquário de Gênova – sortuda… 😀 O Aquário de Gênova é o 2º maior da Europa. Está localizado na área costeira do píer de Gênova, próximo ao cais do porto, e foi inaugurado em 1992, como […]

No mundo azul de Stan Waterman

Na última sexta-feira, fui assistir a uma palestra no gramado do Aquário de Waikiki depois do pôr-do-sol – num dia inundado por arcos-íris. Professada pelo pioneiro Stan Waterman, o maior videógrafo sub do planeta, vencedor de 5 Emmy’s em cinematografia. Aos 87 anos, Waterman é uma verdadeira lenda viva do mundo sub. Ele ainda mergulha, num dos inúmeros exemplos de […]

Arma secreta…

… do exército brasileiro: 😀 Esta onça estava fazendo as vezes de animal de estimação (ou seria arma secreta?) do batalhão militar que cuida do Parque Zoológico Municipal de Manaus (AM). Quando lá estivemos, dois soldados andavam com o “bichinho” numa coleira pelas ruas do quartel vizinho, como se fosse um cão. Depois do passeio matinal, pegaram a onça e […]

Duas dicas oceânicas luciamallísticas*

As duas dicas vão para quem está pelos lados da costa leste americana (Boston e Washington DC, especificamente). Eu estou comentando porque têm tudo a ver com minha paixão pelo mar – e se eu estivesse por lá iria nas duas sem pensar muito! 🙂 – Em Washington: O Museu Nacional de História Natural Smithsonian está, desde o dia 11 […]

No Ecocentro de Puerto Madryn

“Podemos decribir el mar, pero nunca conocerlo.” (Frase exposta na entrada do Ecocentro de Puerto Madryn.) A cidade de Puerto Madryn, além do importante porto, é o principal ponto de partida na província argentina de Chubut para a Patagônia norte, de onde a maior parte dos tours saem para visitar a Península Valdés. Uma cidade agradável, muito iluminada, ampla, que […]