Arrobúrguer – o hambúrguer de arroz

por: Lucia Malla Ásia, Comes & bebes, Coréia do Sul

Os costumes locais terminam falando mais alto mesmo, não tem jeito. Adapta-se à novidade até um certo ponto. Mas há um momento em que, ou se incorpora o velho ao novo, ou corre-se o risco de sucumbir às exigências do costume público. E a diversidade surge assim no mercado global. Este é o caso do hambúrguer de arroz na Coréia do Sul, por exemplo.

Pois não é que a rede coreana de lanchonetes Lotteria (estilo idêntico ao McDonald’s, inclusive nas cores) implantou um novo hambúrguer no cardápio? A invenção é a verdadeira miscelânea asiática: ao invés de pão, o sanduíche vem em bolos de arroz no formato de pão. Sushi de hambúrguer ou hambúrguer de arroz… Não sei, mas que o gosto da mistura foi aprovado… Ah! Isso foi.

Arrobúrguer - hambúrguer de arroz - fast food na Coréia do Sul
O “arrobúrguer” do Lotteria.

Além dessa viagem arrozística asiática, a mesma rede vende ainda hambúrguer de camarão (uma maçaroca de camarão frita, que é meu favorito de todos os tempos), de kimchi (o prato nacional da Coréia, feito com acelga fermentada em pimenta) e de bulgogi (um estilo de carne de boi desfiada vendido aqui, com gosto peculiarmente coreano). Na Ásia ou no Brasil, não adianta, vale a máxima do comércio, de que o freguês tem sempre razão (e escolha). Mesmo que para isso seja necessário reverter o conceito básico do produto culinário mais simples e plastificado do mundo: o sanduíche. E inventar um hambúrguer de arroz.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • Para mais posts sobre curiosidades da vida na Coréia do Sul, clique aqui.

Booking.com



936
×Fechar