Música

Black Hole Sun

“Black hole sun Won’t you come And wash away the rain…” No meio de uma noite de insônia, a notícia no NYTimes: o roqueiro Chris Cornell, cantor do Audioslave, Soundgarden e Temple of Dog, estava morto. 52 anos, muito jovem ainda. Imediatamente, me bateu uma tristeza enorme, seguida da vontade de ouvir suas músicas non-stop […]

Je suis Left Shark

Je suis Left Shark! Preciso confessar que não curto futebol americano. Acho um jogo muito chato, de assistir, de entender, de torcer… enfim, não é a minha praia, mesmo. Mas, morando nos EUA, não tem como não se contagiar pela festa que é o Super-Bowl, a final anual do campeonato de futebol americano. O Super-Bowl é também […]

In’gill, yeah!

Invercargill. Quando montamos nosso roteiro ano passado para a ilha sul da Nova Zelândia, esta cidade foi incluída como uma serendipidade. Porque, afinal, estava a meio caminho de carro entre os fiordes da ilha sul e a baía de Curio, no extremo sul da ilha sul. Era o sul do sul, como eu ficava repetindo […]

Yes – uma viagem musical

“I’ve seen all good people turn their heads each day/ so satisfied I’m on my way.” Sexta passada André e eu fomos a um show da banda de rock Yes. Uma overdose de nostalgia ouvir aqueles acordes tão década de 70 ao vivo de novo – em 2003, fomos a um show deles aqui em […]

Sexta Sub: a ostra e o vento

“Se o mar tem o coral A estrela, o caramujo Um galeão no lodo Jogada num quintal Enxuta, a concha guarda o mar No seu estojo” (“A Ostra e o Vento”) Este é talvez um dos versos que mais me tocam na minha música favorita do Chico Buarque, “A Ostra e o Vento”. Que é […]

A ciência do improviso musical genial de Pat Metheny

Tudo começou com uma conversa no twitter. O Marcos VP postou que estava ouvindo “Zero Tolerance for Silence”, um disco beeeeem experimental e dos meus prediletos do Pat Metheny. Por conta de uma confusão na data de lançamento do disco – o Marcos achava que era recente e eu sabia que já tinha o disco […]

Sexta Sub: ai, ai, ai, que peixe sensacional!

Peixe sensacional! “Era um peixinho de bolinha amarelinho tão pequenininho Mal cabia na anêmona fria Peixinho de bolinha amarelinho tão pequenininho Que na palma da mão se escondia.” [Certamente Paul Vance e Lee Pockriss estão tendo um colapso nervoso neste momento por tamanho disparate à sua clássica música.] 😀 A minha adaptação musical (pra não […]

Em um luau havaiano

Mal chegamos no aeroporto de Kona numa sexta à tarde e tomamos logo a direção do Kona Village Resort, ao norte da ilha. Afinal, é lá que acontece, às 4as e 6as um suposto luau tipicamente havaiano. [ATENÇÃO: Este resort foi bastante danificado pelo tsunami de 2011 e não funciona mais.]  Luau para turistas Acima de […]

10 músicas prediletas que me fizeram ser

O Doni postou sobre as 10 músicas prediletas que moldaram a personalidade dele. Ele escreveu: “Este pequeno romance que escrevemos todos os dias e chamamos de vida sempre tem uma trilha sonora. Mas, mais do que “acompanhar a ação”, as músicas podem ser as grandes responsáveis por determinados turning points que, no fim das contas, […]

10 anos da Sala São Paulo

A informação eu pesquei na caixa de comentários do Riq, dita pelo leitor Wander: a Sala São Paulo, uma das minhas salas de concerto prediletas do mundo, completou 10 anos de existência no último dia 09 de julho. Lembro de quando a sala foi aberta ao público pela primeira vez. Inúmeras reportagens em jornais enaltecendo-a […]

Zappeando

O post de hoje foi escrito a 4 mãos, 2 teclados e milhares de quilômetros de distância. Mas ouvidos interconectados. Não está aqui. Está lá no impop. Minha viagem de fã de carteirinha do tubarão amarelo e as considerações de não-fão (portanto, bem mais ponderadas) de el Tiagón. Uma ode ao Zappa. Sugestão: leia no volume máximo. […]

Cordel da Água

O leitor José Olívio deixou um cordel (!!!) num comentário aqui no blog para o dia mundial da Água, amanhã. Publiquei lá no Faça a sua parte. Apreciem sem moderação, é uma graça. “Tudo de bom sempre É o que a Malla lhes deseja Do fundo do coração verde É a vida que se festeja!” […]

A história do ‘ukulele

Mais uma vez Sergio Leo me põe na berlinda. Pior: no meio de uma discussão de família – departamento em que não se deve meter o cavaco alheio. Mas gente fina que ele é, decidi satisfazer sua curiosidade. Afinal, quer tirar comigo uma dúvida simples sobre a origem do ‘ukulele, aquele instrumento musical parecido com […]

5 momentos de fim de inverno na Paulicéia

Nas últimas semanas, fiz alguns passeios e baladas pela cidade que merecem ser mencionadas, apenas para meu registro pessoal. Eis os 5 “eventos” que marcaram meu fim de inverno na capital: 1) Show do Yamandu Costa – Leio na seção “Grátis” do caderninho de cultura do Jornal da Tarde (versão papel) que meu ídolo número […]

“Tão Longe…/So far away…”

Eis que meu amigo e irmão camarada Dindinho vai hoje pré-lançar seu primeiro CD solo, chamado “Tão Longe…/So far away…”. O estilo é fusão-jazz-instrumental brasileiro, e Dindinho (ou melhor, Júlio Caliman pros que não cresceram na Praia da Costa…) é um guitarrista de primeiríssima qualidade. Formado em Música Popular e Mestre pela Unicamp, sua principal […]

Dicas culturais de uma Malla por São Paulo

Vi, curti e deixo a dica para vocês de 4 eventos em São Paulo a serem conferidos nesse domingo gelado de junho – ou até quando estiverem no ar. 1) Show do Uakti “21” Lá no auditório do Itaú Cultural, às 19:30h e é de graça – hoje é o último dia, então corra! Ontem […]

O Rito das Cordas

O ano era 1995. Andando de bobeira pela Savassi, em Belo Horizonte, encontrei uma loja de CDs que estava liquidando tudo, para fechar as portas. A loja estava vazia, mas eu resolvi entrar e ver se garimpava algo de útil no meio daquelas bancas sem organização alguma onde a maior parte dos artistas listados era […]

Bom dia com Juarez Moreira

Hoje de manhã fui tomar um café no Starbucks perto da estação de metrô de Sincheon, em Seul. Eis que ao entrar na loja, coincidentemente começa a tocar um dos meus discos favoritos de todos os tempos: “Samblues“, de Juarez Moreira. Dessas miudezas irônicas da vida que tornam um bom dia grande. Um bom dia […]