Berlim é uma festa!

por: Lucia Malla Alemanha, Europa

Estive em setembro/outubro do ano passado em visita a Berlim, na Alemanha, para um congresso de minha área de pesquisa. Apesar de ser uma viagem a negócios, aproveitei para tirar uns dias de férias e curtir minha cidade preferida da Europa. E para fazer uma viagem de volta às muitas memórias que tive, desde aquele longínquo dezembro/1997, quando a deixei pela última vez.

Berlim é uma festa - Rio Spree e cúpula do Reichstag ao entardecer

Minha Berlim de 1997

Morei em Potsdam em 1997. Aos 22 anos, portanto, fiz de Berlim meu quintal de festas e passeios. Todo fim de semana, quando não pegava o Wochenende ticket e ia para uma cidade qualquer da Alemanha, me via então no trem S7 rumo a Berlim. Foi um período cheio de descobertas, aventuras e histórias, em que queria provar pra mim mesma que era capaz de viajar pelo mundo sozinha, afinal.

Reichstag - Visita a Berlim

Mas a Berlim de 1997 era ainda um grande canteiro de obras. Potsdamer Platz era apenas um buraco no chão, o início das fundações em ferro pra todo lado. O Reichstag em reformas. Hauptbahnhof era um canteiro de obras, enfim. Não havia o Memorial Aos Judeus Mortos na Europa perto do Brandenburger Tor. Prenzlauer Berg era pura vida alternativa mesmo, sem yuppies nem cafés a cada esquina, mas com diversas feiras e shows pirados de música experimental que ficaram na minha memória jovem. Bahnhof Zoo ainda tinha um leve resquício do mundo junkie da , mas a sensação era de que aquilo não duraria muito mais. Acima de tudo, o Bauhaus Archiv já estava lá, com sua torre colorida linda.

Era uma Berlim pós-queda do muro, mas já com uma atmosfera de mudança e (muita) vanguarda aparecendo. Em suma, uma revolução social, cultural e econômica acontecia. A população parecia inquieta e animada com todo aquele movimento de revitalização, afinal.

Teto de Potsdamer Platz - Visita a Berlim
Torre de TV - Visita a Berlim no outono - Alemanha

Então que quando soube que ia voltar a Berlim, tive que montar uma estratégia de visita para conseguir equilibrar: satisfazer minha memória afetiva e conhecer as novidades, ver no que a cidade se transformara 16 anos depois.

Visita a Berlim para congresso

O congresso era no Hotel Seminaris, um hotel 100% de business eleito ano passado o melhor hotel para convenções na Alemanha. O hotel fica em Dahlem, perto da estação Dahlem-dorf (U3). Apesar do certo “isolamento” do burburinho central de Berlim, bastava atravessar a rua para chegar no Museu Etnológico, que estava na minha lista para visitar. Aliás, um amigo aqui no Havaí comentara sobre a impressionante coleção deles de arte e artefatos polinésios que eles tinham na Alemanha.

Aproveitei uma tarde livre para visitar esta coleção. Que, além disso, inclui objetos melanésios e micronésios. Ou seja, um excelente geralzão das culturas do Pacífico, minha paixão mor.

Museu Etnológico - visita a Berlim

Durante o congresso, fizemos um passeio pelo lago Wannsee de barco, fomos ao Reichstag, tivemos um jantar de gala no Jardim Botânico de Berlim, andamos pela área Brandenburger Tor/Potsdamer Platz à noite, fomos a pubs em Neukölln, tudo acompanhada de um bando de selenólogos, sendo muitos moradores de Berlim, portanto, guias locais de tabela. Foi extremamente divertido.

Minha nova Berlim

Quando o congresso terminou, resolvi que ficaria uns dias a mais em Berlim, para matar minhas saudades desta cidade da Alemanha. Nesta extensão da estadia, decidi ficar hospedada no Holiday Inn de Prenzlauer Berg, bem perto  das minhas memórias. Foi uma decisão mais que acertada. O hotel ficava perto da estação Prenzlauer Allee de S-bahn e da linha de bonde – ou seja, estava super-bem-conectada ao sistema de transporte público.

Berliner Weisse Bier - cerveja verde e vermelha - Alemanha

Berlin Art Week

East Berlin

Como a Berlin Art Week começava naquela semana na cidade, fui na sua abertura um dia à noite, numa festa-exposição de arte num prédio-abandonado-convertido-a-galeria (conceito super-chavão de Berlin!) da Auguststrasse. A festa foi fantástica, com lounges, DJs, arte em impressora 3D, muitas idéias deliciosas e vanguardísticas a todo vapor. Eu amo arte contemporânea, e aquele ambiente todo de respirar a contemporaneidade plástica me fez um bem danado.

Galeria de Arte - visita a Berlim

Atrações fundamentais de Berlim

Também fui rever o famoso muro – na realidade ver a galeria de arte a céu aberto que ele se tornara. Ter vivido em Berlim me deu um pouco de “imunidade” viajante para não precisar fazer os lerês tradicionais, e deixei pra lá ver o muro na Bernauerstrasse e fui en passant ao Checkpoint Charlie, mas como as transformações e a arte não param na cidade, visitar a Galeria do Leste na Mühlenstrasse foi uma boa desculpa para rever o muro em si com mais calma e apreciação.

Grafite do Muro de Berlim - visita a Berlim - Alemanha

Visitei também o Dalí Museum, pertíssimo de Potsdamer Platz, na Leipzigerstrasse. Gostei bastante do museu, cheio de desenhos e trabalhos “comerciais” de Salvador Dalí. As capas mais absurdas de revistas, os folhetos mais surreais possíveis e imagináveis. E ainda: um vídeo sensacional de animação de Dalí em parceria com Walt Disney. Inesquecível.

Fui também (re)visitar o famoso Aquário de Berlin, um dos primeiros do mundo (de 1913) – e definitivamente o primeiro do mundo a ter uma área “aberta” de visitação (na realidade uma estufa), onde ficava a suposta região tropical, com jacarés e pássaros do calor. Hoje, depois de ter visitado tantos aquários pelo mundo, posso dizer que o de Berlin é okzinho. Tem algumas espécies interessantes e de valor educacional único, mas a qualidade dos tanques e da organização das espécies fica muito a desejar. Mas vale pelo peso histórico, e principalmente por seus vitrais coloridos com peixes e animais marinhos desenhados, vitrais estes que foram escondidos durante os bombardeios da Segunda Guerra, e voltaram intactos à estrutura na época da Guerra Fria, sem nenhum dano (para fotos melhores dos vitrais, aqui). Valem o ingresso, sem dúvida.

Vitrais do Aquário de Berlim - Alemanha

Um dia em Potsdam

Neste período pós-congresso, tirei um dia também para visitar Potsdam, onde vivi. Refiz meus passos, peguei o S-7 e da Potsdam Hauptbahnhof, o mesmo ônibus 695, passei pelo prédio onde morava, desci para ver os palácios Sanssouci, Orangerie e Neues Palais, por onde cruzei tantas vezes de bicicleta. Foi emocionante. Depois andei pelo calçadão de Potsdam, onde tomei tantos gelattos com minhas amigas de laboratório. Achei uma loja de bijuterias maravilhosa (na realidade uma franquia de Berlin), e sentei num café para admirar e absorver o quanto a cidade ainda era a mesma, apesar dos 16 anos que me separaram dela. Uma delícia total.

Castelo de Sanssouci - Potsdam

Visita ao Bauhaus Archiv

Daí saí de Berlin e fui rodar por outros pontos da Europa (Itália & Portugal), mas teria que voltar para a última visita a Berlim, antes do meu vôo de volta ao Havaí. Planejei ficar neste terceiro momento em outra área da cidade. E como queria deixar a visita ao Bauhaus Archiv por último. Afinal, é meu “pequeno museu” preferido do mundo! Então, resolvi que queria ficar a uma distância à pé do museu, para ir quantas vezes quisesse.

Fiquei no ótimo hotel Berlin, Berlin, a um quarteirão do Bauhaus Archiv. É o hotel em que os funcionários da Air Berlin ficam quando em conexão pela cidade. Valeu muito a escolha, porque tive acesso a Bauhaus do jeito que eu queria: quando sentisse vontade. Ver a torre colorida da janela do hotel… ah!!!

Totem do Bauhaus Archiv - visita a Berlim - Alemanha

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Visita a Berlim – Festival da Reunificação da Alemanha

Já era outubro, e as folhas começavam a amarelar. O frio característico também já começara a dar sua cara. Apesar deste empecilho significativo, era o feriado da reunificação da Alemanha e uma mega-festa no Brandenburger Tor acontecia – aos moldes das inúmeras festas, festivais e shows que fui no mesmo ponto em 1997. Não podia perder mais essa viagem à memória afetiva.

Show no Portão de Brandemburgo pelo dia da Unificação da Alemanha - visita a Berlim

Não me decepcionei. Era uma mega-rave, com shows de DJs e bandas eletrônicas, shows pirotécnicos e várias barraquinhas de comidas e bebidas tradicionais de rua, muita animação apesar do frio de quase zero. Uma roda gigante iluminava o Siegesäulle, o ponto onde os anjos de Wim Wenders moram.

Roda gigante no Tiergarten - visita a Berlim

Além de todos estes passeios e festas, meu objetivo maior era andar à toa e sem rumo pelas ruas de Berlin. Objetivo alcançado! Fiz isso inúmeras vezes, parei para cafés, sem lenço nem documento pelas esquinas da cidade. Respirando e absorvendo cada cheiro, cada gole de Berliner Weisse (grüne, immer), cada visual novo ou velho que a cidade exalava/emitia/emanava. Foi a volta dos corações que nunca foram embora, a re-realização de um sonho que dormiu por 16 anos e descobriu, deliciosamente, que era o melhor dos sonhos, aquele que chamamos de realidade.

Portão de Brandemburgo - Visita a Berlim

Obrigada, Berlim, por cada momento maravilhoso neste outono da sua re-redescoberta em 2013.

The magic of Berlin - Paul Lincke

Tudo de visita a Berlim sempre.

Grafites do Muro de Berlim - East Side

Booking.com



893
×Fechar