Como me atualizo sobre mudanças climáticas

por: Lucia Malla Ecologia & meio ambiente, Mudanças climáticas

Raramente leio jornal de papel. Hoje, por estar numa sala de espera com uma pilha de jornais, terminei pegando um deles para passar o tempo. E lá estava estampada na primeira página do jornal local uma notícia que deveria estar todos os dias na primeira página, sendo martelada com barulho. Era sobre a urgência com que as mudanças climáticas causadas pelos nossos hábitos estão afetando o mundo atual. Mais: como, dado que não mudamos nosso paradigma sócio-econômico-ambiental, o point of no return está cada dia mais próximo. A capa era essa abaixo.

Como me atualizo sobre mudanças climáticas

Tuitei a foto. Que logo depois foi replicada num dos grupos de discussão que participo/leio, o do LuluzinhaCamp. E foi então a deixa para uma pequena conversa sobre mudanças climáticas. No meio da conversa, a Barbara me pediu uma lista de blogs/sites que leio para me atualizar sobre o assunto, que parece sempre esquecido do noticiário brasileiro.

Então compilo aqui alguns dos principais sites/blogs/páginas que uso para me manter atualizada sobre diferentes facetas das mudanças climáticas. Desde a ciência em si até os desdobramentos diplomáticos, urbanísticos, financeiros etc. Particularmente, tenho uma tendência a gostar de ler sobre ações que inspiram, soluções e investimentos/economia. Porque no fundo acredito que a solução – ou melhor, a mitigação – cada dia mais passa por uma mudança de paradigma econômico. Principalmente via movimento de divestment. #PapoPraDepois

Os links estão divididos abaixo à maneira malla de randomismo. A imensa maioria pleonástica em inglês. Fiquem à vontade para indicar outros nos comentários.

CO2.Earth

Antes de começar minhas atividades profissionais, todo dia checo o CO2.Earth – ou seu feed no twitter -, para lembrar da necessidade de sustentabilidade a cada escolha do dia-a-dia. Lembrando que 350 ppm CO2 é o limite aceitável e seguro na atmosfera para não sofrermos efeitos de mudanças climáticas. Estamos a 404.16 – and counting.

NASA Climate Change

Análises, discussões, notícias sólidas, mapas incríveis, infográficos, enfim, tudo de mais científico sobre mudanças climáticas que há no mundo virtual em linguagem acessível.  Vale seguir a página do facebook e o twitter também.

UNEP

O órgão das Nações Unidas para Meio Ambiente possui uma conta de twitter bastante informativa. Gosto de ler para aprender o que tramita pelas cabeças dos líderes mundiais em relação às mudanças climáticas – o que é factível, tipos de mitigação, etc.

Climate Feedback

Site de uma ONG de cientistas (climatologistas, geólogos, biólogos, etc.) que analisam muito criticamente o mar de notícias sobre mudanças climáticas que saem na mídia. Em geral, trazem fatos, estatísticas corretas e senões científicos para corrigir a reportagem analisada. Um trabalho de curadoria fundamental.

O que você faria se soubesse o que eu sei?

Em português, o Alexandre explica e comenta sobre mudanças climáticas de maneira aprofundada e organizada em seu blog.

Guardian

Único jornalão tradicional entre os que leio em campanha contínua para colocar as mudanças climáticas no patamar urgente de discussão necessário, e envolvê-las no máximo possível de abordagens de qualquer notícia. O NYTimes às vezes tem boas reportagens também, mas nem se compara a meu ver ao compromisso ético – e à seção Environment – do Guardian.

Blue and Green Tomorrow

É um site de notícias ambientais, principalmente ligadas a negócios e investimentos éticos. Gosto particularmente da seção de Travel deles.

Eric Holthaus

Os textos do meteorologista Eric Holthaus para o Slate.com são sempre muito bons, claros e de fácil entendimento. Acho-o um excelente divulgador da ciência climática. Seu twitter também é dos meus favoritos.

Real Climate

Climatologia explicada pelos maiores nomes do assunto, em discussões enriquecedoras.

GlacierHub

Site de notícias sobre as geleiras do mundo. Comenta de tudo um pouco sobre mudanças climáticas, mas sempre com o foco nas geleiras.

Daily Climate

Outro site de notícias climáticas, com uma queda maior para artigos sobre energia limpa.

Yale Environment 360

Mais um site de notícias ambientais, com curadoria da Universidade de Yale, nos EUA.

Go Green Travel Green

Discussões sobre viagem sob o ponto de vista de sustentabilidade ambiental. Há uns artigos de que discordo bastante, mas no geral tem boas sugestões.

The Diplomat

Site de opinião sobre questões diplomáticas dos países asiáticos e região do Pacífico. Não é um site de mudanças climáticas per se, mas impressiona perceber nos artigos o quanto as complexas questões políticas deste continente já giram em torno de problemas derivados de mudanças climáticas e/ou mitigação.

Blog do Gehl Architects

Urbanismo e sustentabilidade, em soluções bacanas. Escrito pela equipe do escritório de arquitetura do ótimo filme “The Human Scale” (que recomendei neste post e neste outro).

Inhabitat

Blog de design com ideias e soluções sustentáveis para o dia a dia. E para a vida.

350.org

Quase não leio o site. Mas o twitter e a página do facebook deles são muito bons, com postagens bem variadas sobre divestment. Aliás, sigo também o 350 Pacific, que tem uma pegada mais regional sobre a área que habito.

Dot Earth

O blog de clima do New York Times, escrito por Andrew Revkin, que tem um currículo invejável quando o tema é jornalismo ambiental.

Earth Guardians

Sigo no facebook este grupo de crianças e adolescentes, liderados por Xiuhtezcatl Martinez. Estas crianças se mobilizaram para garantir um futuro melhor para eles frente às autoridades. Recentemente, eles entraram com um processo contra o governo americano por não agirem em relação às mudanças climáticas. Acima de tudo,  vêm ganhando momentum. Garotada da #GenerationRYSE pra lá de inspiradora.

Leia mais sobre as crianças que estão se mobilizando pelas mudanças climáticas.

Ocean Conservancy

Para notícias gerais dos oceanos, tem mais uma pá de links, mas no twitter e no facebook, o Ocean Conservancy costuma trazer bons artigos.

The Pew Charitable Trusts

Também para notícias sobre oceanos, o site desta ONG costuma ser bom. O braço Pew Environment no twitter e facebook também valem a pena.


Nem de longe esta lista é completa. Aliás, tem mais um tanto de sites, tweets, facebooks, instagram e newsletters, principalmente sobre oceanos. Mas estes sites aí de cima para mim, na rotina corrida do dia a dia, com o pouco tempo de leitura livre que tenho, já me dão uma boa noção geral do que está rolando. Satisfazem, portanto, minha sede de informação.

Tudo de verde sempre.



722
×Fechar