Desafio malla: como controlar um tubarão?

por: Lucia Malla Antigos, Charada, Tubarões

Dica do desafio: controlar um tubarão no sentido de relaxar ou amansar, fazendo-o ficar tão pacato quanto um cachorrinho.

Desafio Malla - como controlar um tubarão?

A resposta vem durante a semana.

Tudo de desafio sempre.

UPDATE: A resposta do desafio você encontrará aqui.

(E o tubarão da foto é um de-Galápagos.)

Resposta:

Para controlar um tubarão basta virá-lo de barriga pra cima. É assim, portanto, que cientistas de tubarão fazem quando precisam obter informações (amostras e dados) para suas pesquisas diretamente do animal (coletar sangue, por exemplo). A primeira atitude para controlar ainda no mar é tentar virá-lo de barriga pra cima para “amansá-lo”.

Ao ficar de barriga pra cima, muitas espécies, incluindo o temido tubarão-tigre, entram num estado natural de parálise. Este estado é chamado de imobilidade tônica. Outras espécies entram no mesmo estado quando tocadas de uma certa forma na cabeça, aliás. Não é “hipnose” nem nenhuma outra suposta “paranormalidade” como alguns domadores de tv gostam de alardear. É apenas um fenômeno natural, cerebral, que existe provavelmente como mecanismo de defesa do animal e que traz alterações fisiológicas interessantes. O tubarão fica em média 15 minutos nesse estado meio catatônico. Depois então volta ao seu estado “alerta” normal.

Como controlar na prática

Nas fotos abaixo, participantes de um grupo de pesquisa se aproveitam desse fenômeno para estudar tubarões. Na água ainda, o animal é portanto virado. Depois é carregado para o barco/píer, onde é medido e os parâmetros necessários adquiridos (de acordo com o projeto de pesquisa de cada um). Quando o animal sai da imobilidade, volta pro mar. 

Como controlar um tubarão

O mesmo procedimento para controlar o animal pode ser feito em alto-mar, para estudar espécies de tubarões maiores, como o tubarão-tigre. Além disso, aproveita-se para coletar amostras e dados necessários para pesquisa, mesmo de um barquinho. Veja a foto abaixo como exemplo.

E é claro, não tente nunca, em hipótese alguma, virar um tubarão quando encontrá-lo no mar. É um risco muito grande para a pessoa que o faz. O procedimento para controlar um tubarão deve ser realizado apenas por pessoas treinadas para tal, com fins científicos claramente identificados.



434
×Fechar