Em dia de Eddie Aikau

por: Lucia Malla Antigos, Havaí, Oahu, Surfe

O Havaí acordou hoje com um clima diferente. A razão: a previsão de ondas gigantescas de até 50 pés no North Shore. Em Waimea Bay desde cedo as pessoas se amontoam na beira da estrada esperando pela resposta: “Will Eddie go today?” uma referência à competição The QuikSilver In Memory of Eddie Aikau. É uma competição de surfe que só acontece quando ondas gigantes, acima da média de giganteza comum ao North Shore, batem em Waimea Bay. A competição é lendária dentro do surfe, em honra ao herói havaiano Eddie Aikau, por muitos considerado o maior surfista de todos os tempos, e só surfistas convidados (escolhidos entre melhores e tradicionais) vão para a água enfrentar os sets de ondas-monstro. Por causa da natureza incerta do Quiksilver Eddie Aikau – só acontece se um tamanho mínimo de onda bate em Waimea – o campeonato é difícil de prever, e o último foi em dez/2004. Todo ano os surfistas são convidados, mas já há 5 anos que o mar não colabora.

Entretanto, desde a semana passada as previsões do tempo têm sido favoráveis para um swell monstro (talvez maior que o lendário “The Big One” de 69) que entra hoje, segunda-feira e só se dissipará do North Shore na quarta-feira. Os surfistas já estão todos em stand-by desde sábado, aguardando ansiosamente o desenrolar da maré. Mas se o swell é a felicidade para os surfistas, por outro lado o swell é tão monstro que muitas famílias que moram próximo a áreas passíveis de serem afetadas por ondas, estão sendo transferidas para abrigos, onde ficarão pelo menos enquanto as ondas não acalmam.

Eu curto muito a cultura do surfe e estarei ligada às notícias sobre o Eddie Aikau Contest. O comitê organizador já anunciou que hoje, dia 07/dez, Eddie não acontecerá. Mas há 80% 90% de chance de que o campeonato comece amanhã começou! quando as ondas estarão um pouco menores mas ainda “Eddie-size”. De qualquer forma, o trânsito na Kamehameha Highway, que cruza o North Shore, já está bastante engarrafado e milhares de pessoas estão em Waimea Bay assistindo ao espetáculo natural que o oceano está proporcionando. Definitivamente surf’s up, dude…

Este post será atualizado à medida que as notícias que eu conseguir captar forem rolando por aqui. Stay tuned if you enjoy surfing.

Tudo de surfe sempre.

*************

ATUALIZAÇÕES:

– Uma reportagem mostrando a volta de uma antiquíssima tradição no mundo do surfe: as alaias havaianas.

– Jaws em Maui bombou neste fim de semana também…

– Live surfcam direto de Waimea Bay.

– Surfe em Jaws hoje foi considerado “unreal”. Uhú! (Essa foto é unreal…)

Tom Carroll, convidado a participar do Eddie Aikau, se machucou hoje à tarde e não participará do campeonato este ano.

Eddie will go TODAY (08/dez/09), depois de 5 anos! North Shore em festa. Let’s go surf now!

Clyde Aikau, irmão de Eddie, aos 60 anos vai enfrentar as ondas gigantes.

Carlos Burle é o único brasileiro convidado ao Eddie Aikau desse ano.

Live stream do QuickSilver Eddie Aikau aqui. (via Gabriel no twitter)

– Parabéns, Greg Long, vencedor do Eddie Aikau 2009!!! o/ m/

– A Luluzita deixou no twitter um vídeo compilação do Eddie Aikau 2009 bem bacana, que finalliza com a onda maravilhosa que fez Kelly Slater logo no início do primeiro round.

– Uma análise do Maurio sobre o Eddie Aikau deste ano – ele entende de verdade o surfe, então corra lá pra ler. Como ele, também delirei na onda do Irons – que poucos mencionaram na mídia geral. E concordo: a transmissão online foi a melhor sacada MESMO! 🙂



557
×Fechar