Em Marano Lagunare – Asferico 2009

por: Lucia Malla ArteSub, Europa, Fotografia, Itália, Prêmios

Estamos na Itália por um motivo especial. Ontem em Marano Lagunare (vilarejo costeiro entre Veneza e Trieste) ocorreu a cerimônia de entrega da premiação do Asferico 2009. Este é um concurso internacional de fotografia de natureza distribuído pela Associação Italiana de Fotografia de Natureza.

Como anunciei há alguns meses, André venceu a categoria “Composições e Formas” e levou menção honrosa na categoria-tema do ano, “O mundo subaquático”. A foto da menção honrosa foi a que postei na Sexta Sub de 30/janeiro. Além disso, a foto vencedora foi mostrada neste post aqui no blog, virou quadro na sala da nossa casa e hoje reposto-a com orgulho para todos.

Ostra - Foto vencedora do Asferico - Marano Lagunare

É a imagem do sifão exalante no manto (parte mole) de uma ostra (Hipoppus hipoppus), tirada em Rongelap (Ilhas Marshal) em dez/2006. A fantástica pigmentação do manto funciona como uma proteção da ostra contra a radiação UV do sol. Isto ocorre porque que, em geral, esta ostra está a poucos metros de profundidade.

Cerimônia de premiação do Asferico em Marano Lagunare

A cerimônia de premiação foi ajeitada e o jantar do evento foi num restaurante da praça central de Marano Lagunare, bem estilo italiano. O que significa para mim esplêndido. Uma sobremesa de limão com café que me elevou às nuvens. Acompanhando nosso início de périplo pela Itália, inclusive no banquete, estavam Flavio Prada e família. Que depois, aliás, nos hospedaram maravilhosamente bem em seu solário em Riva Del Garda.

Hoje passaremos o dia em Veneza com eles. O que garante, portanto, uma aula de história da arte em paralelo às caminhadas sem fim da cidade onde todo mundo deveria se perder pelo menos uma vez na vida. Acho que será inesquecível. Já tem sido, aliás. A Itália, afinal, é uma eterna festa de queijos e vinhos – e azeite, cappuccinos, limoncello…

Haja coração.

Tudo de ciao sempre.

Booking.com



559
×Fechar