Mergulho

Mergulho em Sipadan: o paraíso da Malásia

Sipadan. Quando ouvia este nome, a associação com um local sensacional de mergulho logo vinha à mente. Afinal, o mergulho em Sipadan, na Malásia, tinha sido escolhido por ninguém menos que Jacques Cousteau como um de seus prediletos no mundo. Sobre a ilha de Sipadan, Jacques Cousteau disse no início da década de 80: “I […]

Sexta Sub: snorkel e mergulho em Niihau no Havaí

Tanto o snorkel quanto o mergulho em Niihau, a ilha mais misteriosa do Havaí, são atividades imperdíveis para quem curte água. André e eu já fizemos ambos, e este post relata um pouco as vantagens e desvantagens de cada um. Fizemos o snorkel em combo com passeio pela Na Pali Coast em 2014, num tour comercial. […]

Como é o mergulho do Sardine Run na África do Sul

O Sardine Run é um fenômeno anual em que gigantescos cardumes de sardinha (Sardinops sagax) migram no inverno pela costa leste da África do Sul, a Wild Coast. Quando visitamos a África do Sul em junho/julho de 2017, aproveitamos portanto a época perfeita para mergulhar e vivenciar de perto este fenômeno incrível. Os cardumes de sardinhas chegam […]

Sexta Sub: Parte 3 – O mergulho em Wallis & Futuna

Nestes dias que meu blog está ~wallisiano, não é nenhuma surpresa que decidi trazer pra Sexta Sub como é a experiência do mergulho em Wallis e Futuna, né? Então vamos lá. Como disse no post anterior, só há uma operadora de mergulho em Wallis, a Évasion Bleue. Esta operadora funciona numa casa tradicional wallisiana na […]

Sexta Sub: A melhor época de mergulho no Havaí

O Rogerio deixou este comentário sobre mergulho no Havaí num post antigo do blog: “Estou pretendendo visitar as 04 ilhas que você sugere em janeiro de 2018, pois pretendo ver as ondas grandes do inverno havaiano. A questão seria que, como mergulhador, pretendia fazer scubadive também. É possivel mergulhar em algumas dessas ilhas também no […]

Sexta Sub: mergulho no naufrágio Mahi

Já se vão alguns anos que fiz o mergulho para visitar o naufrágio do navio Mahi. Este navio senta no fundo do mar na costa oeste de Oahu, no Havaí. Era uma manhã de domingo e nos encontramos cedo no píer de Waianae com o Ricardo, da Hawaii Eco Divers, para um dia de diversão embaixo […]

Sexta Sub: snorkel em Honaunau Bay, Big Island

Um dos meus points favoritos de snorkel no Havaí inteiro é a baía de Honaunau, a cerca de 20 milhas ao sul de Kona na Big Island. Ali, os corais estão relativamente saudáveis e a quantidade de peixes e tartarugas é imensa. Em geral, é minha indicação principal para quem quer um bom snorkel sem precisar […]

Sexta Sub: a sustentabilidade do mergulho com tubarões

Mergulho com tubarões e arraias é um segmento do ecoturismo atualmente realizado em 85 países, com aproximadamente 500.000 pessoas por ano interagindo com estes animais em seu ambiente natural, de acordo com este artigo publicado no Biological Conservation de Gallagher e colaboradores. Uma atividade econômica de impacto razoável, que depende diretamente da saúde e do comportamento natural destes […]

Minhas top 5 viagens com tubarões

Estamos na #SharkWeek 2014, e praticamente tudo na internet – ou melhor dizendo, na internet que sigo – se tornou mais tubaronesco desde ontem. Viagens com tubarões, ora pois. Entretanto, às vezes tubaronices surgem de recantos onde nunca se esperam. Talvez apenas para entrar no hype que o Discovery Channel mantém (que aliás, não é nem 20% da Shark […]

Feedback de viagem: 15 dias no Havaí da Anna

A Anna me escreveu há um tempão – tempão mesmo! – e me mandou um email desses de emocionar. Ela agradecia as dicas que passei aqui no blog, que ajudaram bastante no planejamento dela e dos amigos da sua viagem de 15 dias no Havaí. Só que o email veio TÃO detalhado, com um roteiro […]

Sexta Sub: mergulho em Aqaba, Jordânia

Mês passado, André esteve a trabalho em Israel, e aproveitou um dia livre para cruzar a fronteira com a Jordânia e mergulhar no litoral do Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho. E, como não poderia deixar de ser, fez um comentário especial aqui pro blog dos mergulhos em Aqaba. <3  E é claro que eu fiquei com […]

Sexta Sub: jamantas na Big Island

Já que nesta semana dei a dica do passeio de barco pra ver a lava na Big Island, aproveito a Sexta Sub pra reforçar outro passeio imperdível: o mergulho/snorkel noturno com as arraias jamantas. Já foi tema de dois posts anteriores aqui do blog, e não me delongarei mais sobre o quão maravilhosa é única […]

Sexta Sub: Mergulho no naufrágio Sea Tiger em Honolulu

Um dos mergulhos mais populares perto de Honolulu é o do naufrágio Sea Tiger, praticamente em frente ao Kewalo Harbor, entre Waikiki e downtown Honolulu. Para chegar até ele é preciso barco, apesar de estar a uns 10 minutos da costa – ou seja, super-perto. Várias operadoras de mergulho da cidade levam até este naufrágio. […]

Sexta Sub: mergulho em Fajardo, Porto Rico

Uma boa surpresa da viagem a Porto Rico foi o mergulho em Fajardo. Minha idéia inicial ao marcar o mergulho era fazê-lo na ilha de Culebra, que todos os sites de mergulho diziam ser imperdível. Entretanto, o mar no início de dezembro estava pra lá de revolto, e a travessia para Culebra havia sido cancelada pela operadora […]

Sexta Sub: uma Malla no Mala Píer

Mala Píer. Com um nome sugestivo desse, é claro que esse point de mergulho em Maui não podia passar batido no nosso roteiro. Então que, depois de ler bastante sobre ele e todas as maravilhas animais possíveis de serem vistas nele, não tínhamos dúvida que na nossa próxima ida a Maui iríamos incluí-lo nas nossas […]

Sexta Sub: Nemos de Pohnpei

No mergulho que fizemos no Poahloang Pass, quase em frente ao Sokehs Rock, vimos em uma anêmona essa família de peixes-anêmonas-rosados. Estes peixes são parentes muito próximos (mesmo gênero) dos Nemos. Que é por certo o peixe-palhaço mais famoso do cinema. A espécie aí de cima é a Amphiprion perideraion. Apesar de não ser a […]

Sexta Sub: Argentina

André está neste momento a caminho da Argentina, para um congresso. Fiquei então morrendo de água na boca por não poder ter ido com ele. Mas, novo emprego, sabem como é… Não dava mesmo para eu sair neste momento do Hawaii. 🙁 De qualquer forma, como tentativa de mitigar a saudade do André e da […]

Sexta Sub: Havaí na Mergulho

A edição número 191 deste mês de julho/2012 da Revista Mergulho traz uma reportagem sobre os diversos points de mergulho no verão havaiano, principalmente no North Shore de Oahu. A foto acima pode ser vista na reportagem, e é de um dos passeios clássicos de Oahu: o mergulho em gaiola com os tubarões de Galápagos, […]