Itália

Dois dias em Roma

Eu sei: o título deste post-roteiro é praticamente uma heresia, que o Vaticano reprovaria. Afinal, Roma, a “Cidade Eterna”, merece ser visitada com calma. Melhor: visitada por uma vida. É destas cidades para revisitar, reencontrar, re-amar. Roma é realmente uma eternidade. Entretanto, nem sempre temos condições de visitar Roma e ficar “eternamente”. O mais indicado […]

Visita rápida ao Aquário de Milão

Quando estive em Milão em 2013, tive uma tarde livre para andar pela cidade com minha amiga Alline e sua fofíssima filha. Milão é conhecida por sua atitude fashion, sua arquitetura belíssima e seus museus sensacionais, mundialmente famosos. Mas foi enquanto andávamos pelo Parque Sempione que a Alline sugeriu a visita ao Aquário de Milão, uma […]

Subida ao Messner Mountain Museum

Quando falamos sobre visitar museus na Europa, a lista de opções sensacionais é infindável. Especialmente na Itália, onde a história está a cada esquina do país te dando um tapinha nas costas, e as obras de arte são praticamente lugar-comum. (Que a Patricia não me ouça nesta heresia…) Entretanto, era um pequeno museu no norte da […]

A máquina de água gasosa

Não sou muito chegada a vending machines. Ainda gosto do mundo analógico de entrar em uma loja para comprar algo e interagir com/olhar no olho de uma pessoa. Mas entendo que as máquinas facilitam e agilizam muito os tempos modernos. E confesso que algumas destas máquinas me chamam a atenção pela luminosidade – aquela coisa de “por […]

Momentos de 2016

2016 foi um ano intenso em diversos sentidos. O ano mais quente da história desde que começaram as medições de temperatura, lançando-nos a todos a um futuro probabilisticamente cada vez mais desequilibrado. Também foi o ano em que a situação na Síria degringolou de vez, para desespero de milhões de pessoas que se tornaram refugiadas. Ainda […]

Sexta Sub: boto rosa no Asferico 2011

É com imenso prazer que anuncio que a foto acima, de 3 botos-rosas no rio Negro, ficou em 2º lugar na categoria The Underwater World na V Competição Internacional de Fotografia de Natureza Asferico 2011, que é realizado pela Associação Italiana de Fotografia Natural. Eeeeeeeee!!!!! (Além da foto vencedora, André teve 4 fotos finalistas dessa […]

Um dia no Cinque Terre

No nosso penúltimo dia na Itália, estávamos hospedados em Gênova. Eu já havia lido, através da dica do Flavio, sobre o Parque Nacional de Cinque Terre, a cerca de uma hora de trem de Gênova. O local é um Patrimônio Histórico Cultural e Natural da Humanidade. Além disso, as fotos que vi pela web me […]

No telhado do Duomo de Milão

O post anterior agradecendo ao Allan me fez lembrar da visita que fizemos a Milão no ano passado, quando o conhecemos. Foi um almoço delicioso, perto do Duomo, num bar/panineria chamado Panino Giusto. Naquele dia, demos muitas risadas na mesa, acompanhados também da Alline, da Luisa e do Flavio. E conhecemos o principal monumento de […]

Vapt-vupt em Ancona

Quando fomos à Itália no ano passado, fizemos uma parada vapt-vupt na cidade de Ancona, província de Marche, de onde saem os ferry boats para a travessia do Mar Adriático. Íamos para Split, na Croácia. Monumento a Camilo Benso, conde de Cavour, na Piazza Camilo Benso. O monumento foi feito pelo escultor Aristodemo Costoli no […]

Na feira de queijos em Trento

Já que esta semana comecei a contar a nossa visita ao Flavio em Riva Del Garda, preciso terminar de contar para onde ele terminou levando a gente… Eis que acordamos e o Flávio já tinha bolado um tour completo pela região do Trentino, onde ele mora. A idéia era ir até Trento, capital da província, […]

A máquina de leite

Em abril do ano passado eu tive o prazer de visitar o amigo Flavio Prada em Riva Del Garda, norte da Itália. O Flávio é aquela pessoa irreverente que já conhecemos na blogosfera – e na vida real ele é das pessoas mais bacanas que existem. Ficamos hospedados em sua casa, comemos uma incrível macarronada […]

Carta de 5 anos direto da Itália

Continuando os posts convidados… bem, eu convidei o queridíssimo Allan, que tive a honra de conhecer na última primavera de passagem pela Itália. Que me acompanhou em um ótimo cappuccino (o que na Itália é redundância, convenhamos). Recebi o texto que ele escreveu pra comemorar os 5 anos de blog esta semana. Mas ele foi […]

Em Ficarolo

Durante nossa ida a Itália em abril, passamos um dia por Ficarolo, uma cidadezinhazinha do interior da Comune de Rovigo e às margens do rio Pó. É dessas cidades pequenininhas, extremamente agrícolas, que têm 3 ruas, uma praça, a igreja e fim. Mas nem por isso deixa de ter seu charme – ou talvez exatamente […]

Um passeio pelo Aquário de Gênova

Quando estivemos na Itália em abril passado, passamos 2 dias em Gênova, visitando uma amiga que trabalha vendo todos os dias os tubarões no Aquário de Gênova – sortuda… 😀 O Aquário de Gênova é o 2º maior da Europa. Está localizado na área costeira do píer de Gênova, próximo ao cais do porto, e […]

Alpes vistos de cima

Em nossa viagem para a Itália em abril deste ano, durante o vôo Nova Iorque-Milão, sobrevoamos os Alpes. Era manhãzinha de um dia claríssimo, e a luz do sol contribuía para uma cena espetacular sobre a neve branca. À medida que o sol subia, as tonalidades iam mudando e era impossível não admirar. Ficamos mais […]

Dos suspiros exagerados da publicidade

Foi assim que a gente viu a Ponte dos Suspiros quando fomos à Veneza em abril passado. Nem sei propaganda de quê era. Só sei que “oprimia” a visão de um monumento histórico dos mais queridos (e visitados) do mundo. Uma cena consternadora, enfim, não? Tudo de ?? sempre. *Mais sobre os problemas do exagero […]

Veneza pelos olhos de um menino de 9 anos

No dia em que fomos passear em Veneza com Flavio Prada e família, nos acompanhou seu filho Marcelo, de 9 anos. Vínhamos de Marano, e Marcelo fez questão de vir no nosso carro até Veneza-Mestre, onde estacionamos. Durante o trajeto, para não deixá-lo morrer de tédio com nossos papos viajantes entretê-lo, André entregou seu iPhone […]

Neum, Bósnia-Herzegovina

Passamos por Neum, Bósnia-Herzegovina, ontem à tardinha, cidade à beira do mar Adriático. Praticamente um enclave bósnio-herzegovino no meio da costa da Croácia. Enclave este que imagino ter sido negociação/compensação de guerra. Afinal, é uma possibilidade de saída pro mar para a Bósnia. Neum é, aliás, a única cidade do país no litoral. Tirando isso, compramos […]