Lost in translation: hangul, o alfabeto coreano

por: Lucia Malla Ásia, Coréia do Sul, Línguas do mundo

Este artigo conta minha experiência para aprender a língua e o alfabeto coreano, ou hangul, durante os 3 anos que morei na Coréia do Sul.

Eu sempre fui uma apaixonada por línguas. Filha de professora de francês, aprendi desde cedo a prestar muita atenção às diversidades sonoras dos idiomas. Minha mãe murmurava francês dentro de casa e mesmo eu não entendendo nada, adorava repetir algumas das frases feito papagaio. O som me encantava. Na adolescência, me empolguei e entrei na Aliança Francesa – já fazia curso de inglês desde os 9 anos.

Fachada de prédio comercial com placas em hangul - língua e alfabeto coreano - Ansan - Coréia do Sul
Fachada de um prédio comercial em Ansan, Coréia do Sul.

Por isso, quando soube que iria morar na Alemanha, qual foi a primeira ação que tive (antes mesmo de olhar passagem e passaporte)? Matriculei-me num curso de “alemão de sobrevivência”. Quando cheguei no Havaí anos depois, o que fiz? Assisti a aulas de havaiano por 1 ano. Eis então que em 2003 soube que iria me mudar para a Coréia do Sul e meu primeiro pensamento foi: preciso aprender coreano. Fucei e achei aulas de coreano básico na Universidade, e lá fui eu me aventurar pela nova língua.

Aprender o alfabeto coreano

Existe um abismo enorme entre aprender uma língua que usa os mesmos caracteres que os de sua língua nativa (no nosso caso, os caracteres romanos) e aprender um novo sistema completamente diferente. Você precisa ser alfabetizado novamente, e a percepção desse desafio é o que faz muita gente desanimar no início. Mas para mim, era mais empolgante ainda. Matriculei-me no “coreano de sobrevivência” e seja-o-que-silla-quiser.

A invenção do hangul

Um universo novo desabrochou na minha cabeça. Afinal, o coreano é uma língua completamente peculiar. A única falada (e adotada oficialmente por um país) 100% inventada por uma pessoa, o rei Seojong. Com data de surgimento precisa: 09 de outubro de 1446.

Seojong era rei da dinastia Jeosong (ou Choson), cujo território engloba o que são hoje Coréia do Sul e do Norte. Interessadíssimo em cultura e artes, durante seu reinado viu-se um florescimento de diversas invenções e tecnologias avançadas para a época. Além disso, Seojong também foi o responsável pela expansão do império coreano. Mas tinha preocupações militares que o inquietavam. Uma delas era a questão da comunicação.

Antes de inventar o alfabeto coreano, o povo daquela região falava uma língua que advinha do chinês, com modificações de estrutura gramatical e ordem das sentenças. Escrever, entretanto, era privilégio dos nobres, que se utilizavam da complexa escrita de caracteres chineses. Assim, qualquer ordem estratégica militar escrita que caísse em mãos chinesas era facilmente decodificada pelo inimigo. Seojong então resolveu criar uma forma de escrever única, que apenas os habitantes do reino de Jeosong entendessem. Inventou o alfabeto coreano, o hangul (ou hangeul).

O hangul foi imediatamente institucionalizado por Seojong, que obrigou todos os habitantes do reino a aprenderem a lê-lo e escrevê-lo. Portanto, unificou a linguagem e facilitou a disseminação da informação para toda a população. De quebra, fortaleceu ainda mais estrategicamente a região, pois era um “código” único que só a península falava, desconhecido pelos invasores. Isso garantiu sua soberania política por mais de 100 anos. Os intelectuais da época foram contra a mudança (“Por que tanta honra aos trabalhadores braçais? Ler e escrever são privilégios da elite, oras!“). Tanto pressionaram que a utilização do hangul em documentos foi proibida no início do século XVI. Entretanto, já estava imortalizado entre as pessoas: era a língua do povo.

Desde então, houve uma série de “proíbe-permite” do ensino do hangul nas escolas. Até que depois da 2a Guerra, o hangul se estabeleceu definitivamente como o idioma da Coréia.

A lógica do alfabeto coreano

O coreano é um idioma de lógica muito simples. Composto por vogais e consoantes, como o nosso, e palavras formadas por sílabas, exatamente como as nossas. Embora a aparência pareça complicada (pelo menos aos olhos ocidentais), é das línguas mais lógicas do mundo. Seojong teve a preocupação de desenhar cada letra responsável por um som de acordo com o formato anatômico que a língua, a garganta, os dentes e a boca fazem ao pronunciarem aquele som. Ou seja, o hangul é um alfabeto totalmente baseado na fonética – suas letras (os jamos) são desenhadas pela fonética, usando tracinhos e bolinhas (essas últimas representam o som mudo, tipo “h” em “hotel”). Por exemplo, o som do “G” é representado pela letra “ㄱ”, que é um diagrama básico da anatomia da língua em relação à garganta quando sai o som “gá”.

O alfabeto coreano tem 14 consoantes e 10 vogais e 11 ditongos (considerados como 1 letra), e as sílabas são sempre formadas por pelo menos uma consoante e uma vogal, desenhadas dentro de um quadrado imaginário que delimita a sílaba. Há também as “letras duplicadas”, que seria mais ou menos como nossos “rr” ou “ss”, mas com outros sons (em geral dando mais força à letra única que representam). Por exemplo, o “ㄱ” que falei acima tem sua dupla escrita “ㄲ” e fala-se com um pouco mais de força e ar expirado, soando quase como um “ká”. Embora na Wikipedia comenta-se sobre a existência de 11 uniões consonantais, em 3 anos de Coréia eu não vi sequer uma palavra escrita com uma dessas letras. Portanto, em termos práticos do dia-a-dia, encontros consonantais são praticamente inexistentes.

Alfabetizada em hangul – e agora?

Uma vez que você aprende as letras, você vira criança de 5 anos aprendendo a ler: para em frente a uma palavra e leva 30 segundos para falar uma sílaba, juntar letra a letra que acabou de memorizar com o som correto. Levei um bom tempo para conseguir ler um pouco mais rápido. Só a prática te permite isso e dado que o coreano é uma língua rara fora da Coréia (só nos bairros coreanos espalhados pelo mundo você tem contato com o hangul), meu conselho é que se você quer aprender coreano, vá passar um tempo por lá. Seul é legal e moderna, vale a pena.

Placa do metrô de Seul em hangul, alfabeto coreano - Coréia do Sul
No metrô de Seul, há placas e informações em 3 línguas: inglês, coreano e chinês. Com as Olimpíadas em 88, dentro dos carros do metrô também foi instaurada uma voz que anuncia em inglês a estação.
Placa luminosa dentro do metrô de Seul - escrita no alfabeto coreano - Coréia do Sul
Tradução da placa luminosa: “Próxima estação: Irwon. Saída pela direita.”

Mas, uma vez que fui “alfabetizada”, mais uma vez igual criança, queria ler tudo que via pela frente.

Inglês em coreano

Em termos gerais, se você sabe ler o coreano, já é o suficiente para se virar um pouco na Coréia (uns 30%, eu diria). Por uma razão simples: muitas das palavras utilizadas no dia-a-dia hoje vêm do inglês, e estão nas placas/avisos em inglês, apenas escritas com as letras coreanas.

Veja o exemplo da placa abaixo.

Snack Car em Seul - língua coreana - Coréia do Sul

“Snack Car” é a exata fonética do que está escrito em hangul. Ou seja, não há uma palavra em coreano para designar “snack”. Então eles usam a palavra em inglês, apenas escrita com as letras coreanas. E isso se repete o tempo todo pela cidade, deixando mais fácil a vida pro estrangeiro que sabe ler o coreano.

(By the way, esse é um ônibus-lanchonete, que estava estacionado perto do rio Han. Tinha um debaixo do viaduto perto da minha ex-casa que era “ônibus-restaurante”, com aquário para peixes e lulas vivos, e de aparência mais dark que os filmes do Batman.)

Vocabulário

Foi aprendendo coreano que percebi também outro abismo: entre aprender a ler e entender o vocabulário. Jamais me considerarei uma falante de coreano. Sei ler, mas não sei o significado das palavras lidas. Sou portanto uma analfabeta funcional do idioma. O vocabulário da língua, exceto o que vem do inglês, é completamente diferente de tudo que conheço. Algumas palavras têm raízes chinesas, mas maioria delas são únicas, criadas para e pelos coreanos. Isso sem falar da confusão dos números.

Há dois sistemas numéricos em vigor na Coréia do Sul, o coreano e o chinês. Ambos são utilizados corriqueiramente, com regras que não parecem fazer sentido. Na dúvida, meu professor dizia para usar o chinês (?!?!). Por exemplo, para dizer as horas é assim: 8:40 você fala o “8” em coreano e o “40” em chinês. Telefones: sempre use os números em chinês. Para contar coisas “palpáveis”, use o sistema coreano. O preço das mercadorias se fala no sistema chinês. Durma com uma matemática dessas.

Apesar das dificuldades, o coreano é uma língua incrível. Afinal, a construção/criação do hangul é, a meu ver, simplesmente brilhante. O hangul pode até não se expandir mais militarescamente falando, mas veio pra ficar e dar orgulho a uma nação unida pela ancestralidade e pela territorialidade.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • A romanização das palavras coreanas ainda é motivo de muita discussão, acadêmica e popular. Por exemplo, a cidade de Busan na Coréia do Sul também pode ser escrita como Pusan. Não há um consenso ainda na melhor romanização. Então vai se fazendo do jeito que soa melhor.
  • O hangul não tem fonemas para “V” nem “F” – esses sons não existem na língua. Portanto, toda vez que eles precisam traduzir pro coreano uma palavra com uma dessas letras, eles colocam “B” ou “P”. Exemplo: “fork” vira “pork” e “video” vira “bideo”.
  • Vale lembrar mais uma vez. Apesar de tudo parecer um monte de bolinha e pauzinho, o alfabeto coreano usa letras, enquanto o japonês e o chinês escrevem por ideogramas. E pensa bem: não são as letras da nossa língua também um monte de pauzinho e bolinha? 😉

Booking.com



1544
×Fechar