Minha contribuição à idéia 38

O Flávio Prada, junto com a galera 10 do Faça a sua parte, convocou todo mundo no dia da Terra passado a participar de uma ação coletiva pelo planeta. Faço questão de divulgar aqui também. Como eu estava viajando, não pude participar no dia. Mas eis, portanto, que agora vai a minha contribuição à chamada “Idéia 38”.

A minha meta, embora simples, é talvez a mais comum entre todos os participantes da ação. A de diminuir o consumo de sacolas plásticas de supermercado e afins.

Plástico everywhere

Minha contribuição à idéia 38Hoje, a cada vez que vou ao mercado para compras grandes, termino trazendo em média umas 20 sacolas pra casa. Mesmo com isso superlotando as sacolas que me oferecem e carregando parte do comprado na minha mochila. Sobretudo, 20 sacolas é muito acima da necessidade que tenho de sacos de lixo para as lixeiras do apertamento. Acredito que essa disparidade aconteça porque não fiscalizo devidamente os mocinhos que empacotam minhas compras. Ou talvez porque quando eu mesma empacoto, termine separando ineficientemente os itens de geladeira. Fato é que preciso diminuir as sacolas plásticas a minha volta, primordialmente.

Pretendo ficar mais atenta a esse problema. Acharia ótimo se as sacolas fossem pagas no Brasil, como o são na Alemanha e na Coréia do Sul. Afinal, essa simples mudança de política do supermercado obrigaria boa parte da população a pensar numa alternativa mais limpa para o problema. Como carregar sua própria sacola de pano ou mochila. Para a feira, por exemplo, levamos uma pequena malinha velha onde dá pra pôr todos os itens comprados de uma vez só, o que já ajuda bastante.

O plástico é um dos lixos mais complicados de serem reaproveitados do planeta. É também um dos que mais contribuem para a poluição de muitos ecossistemas. Tartarugas marinhas morrem frequentemente sufocadas por comerem sacolas plásticas achando que são águas-vivas. Estou cansada de ver sacolinhas boiando no mar ou em meio a trilhas de floresta. Isso não está certo. A disponibilidade fácil das tais sacolas talvez seja a principal razão que explique sua enorme dispersão em ambientes onde elas deveriam ser inexistentes.

Como parte da idéia 38, tentarei dar updates regulares durante o ano de como estou resolvendo esse problema localmente. Afinal, ação local é contribuição global.

Tudo de bom sempre.



411
×Fechar