O sabor de Fiji – entre kokodas e samosas

por: Lucia Malla Comes & bebes, Fiji, Ilhas, Melanésia

O sabor de Fiji ficou no nosso palato por um bom tempo. Isto porque, das diversas surpresas que tivemos durante nossa viagem à Fiji, a mais gostosa delas foi sem dúvida descobrir a (o?) Kokoda e as deliciosas samosas que fazem parte da gastronomia do país.

Kokoda

Receita melanésia tradicionalíssima do país, é uma espécie de ceviche do Pacífico. Feita com peixe branco marinado em limão e sal, em que depois se mistura tomate, cebola, coentro e pimentão picados (para quem quiser, pimenta também). O toque final é o banho de leite de côco em que a mistura toda é embebida, como se fosse uma sopa fria de peixe. Neste site tem uma boa receita de kokoda.

Sabor de Fiji - kokodas - gastronomia
Kokoda do Uprising Beach Resort.

Em Fiji, comemos kokoda no resort em Pacific Harbor servido dentro do côco e com mandioca frita acompanhando. O sabor é maravilhoso, super-refrescante. Afinal, o leite de côco dá realmente um toque especial e diferente ao “ceviche de Fiji”. Às vezes a kokoda é servida “aberta”, apenas sobre uma cama de folhas de alface. Achei, entretanto, mais divertido dentro do côco. Gastronomia de primeira.


Viaje Conectado

O sabor de Fiji é indiano

Mas, além da culinária melanésia, Fiji também tem uma população de ~35% descendentes de indianos. Então a culinária tem grandes influências indianas. Nos shoppings em Suva, a praça de alimentação tem mais fast-foods indianos (com todo tipo de curry e naans imagináveis) que qualquer outra culinária. Achei inegavelmente uma delícia.

No período em que estivemos em Fiji, me esbaldei comendo samosas todos os dias. Aliás, comi a última no aeroporto de Nadi, já embarcando para Honolulu – samosas até o último minuto, hehehehe. Enquanto isso, André parecia não se cansar das diversas variantes de cordeiro com curry ou masala possíveis.

Dá água na boca só de lembrar daqueles cheiros e sabores, afe!

Sabor de Fiji - curry e samosas - gastronomia
Um dos váááários currys de carne de cordeiro com naan de alho da viagem. Esse aí, bem estilo PF, comido no restaurante Oasis, no Arts Village Center do Pacific Harbor. Hmmm, gastronomia delícia!

Proteja sua viagem a Fiji com os Seguros Promo, com 5% de desconto clicando neste link.

Alugue seu carro em Fiji pela RentCars. Pagamento sem IOF.

Reserve seu hotel em Fiji pelo Booking.


Samosas

Dentre as samosas, a mais memorável foi num boteco de beira de estrada chamado Neels, numa cidadezinha perto de Sigatoka. Descobrimos o lugar quando paramos num mercado para comprar água. Era quase meio-dia, e o estabelecimento pé-sujo do outro lado da rua parecia movimentado. Prestando mais atenção, percebemos então que só os hindus locais em roupas tradicionais entravam lá. Foi nossa dica para certamente entrar e testar. Valeu a intuição vajante: comi a melhor samosa da viagem ali. #Ficaadica

Tudo de bom sempre.

Booking.com


815
×Fechar