Os tubarões de Moçambique

por: Lucia Malla África, Animais, Tubarões

Um amigo meu recentemente foi para Tofo, uma praia na costa sul de Moçambique, conhecida na comunidade de mergulho pela fantástica diversidade da fauna marinha. Então comecei a ler mais sobre o lugar. Com efeito, terminei esbarrando lá no The Dorsal Fin num documentário recém-lançado chamado “Shiver”. O documentário conta a trajetória do mergulhador Carlos Macuacua e sua investigação sobre as diversas facetas dos tubarões na costa moçambicana, as diferentes espécies etc. Principalmente, a infame matança industrial e ilegal que vem acontecendo nas águas do país por causa (“surpresa!”) da barbatana do bicho. Que vira sopa na China, como todos nós sabemos.

Os tubarões de Moçambique

Então deixo aqui o vídeo dos tubarões de Moçambique nesta última semana do ano. Para relembrar que em 2011 (e 2012, 2013, 2014…) ainda há muito a ser feito para proteger os tubarões, este grupo animal tão fundamental ao ecossistema marinho.

O mais bacana: o vídeo é em português de Moçambique. Então, dá para todo mundo que passar por aqui assistir e ajudar a dispersar pelo Brasil sem erro. 🙂

Shiver: shark finning in Mozambique from aaron gekoski on Vimeo.

Tudo de tubarões sempre.

P.S.

  • Meu amigo que esteve em Tofo (e que inspirou este post) contactou diretamente a bióloga que aparece no filme. Todavia, ela confirmou que as coisas não melhoraram nada, pelo contrário. Antes os moçambicanos dos vilarejos precisavam se deslocar até a capital levar as barbatanas. Hoje, entretanto, os chineses vão buscá-las. Já há uma Chinatown sendo construída em Maputo, e o governo prevê a emissão de cerca de 30.000 vistos para imigrantes chineses “trabalharem” em Moçambique no próximo ano.
  • Aproveitando a deixa pelos tubarões, segue também o vídeo em inglês de uma campanha lançada hoje pelas ONGs WildAid e SharkSavers, que pede às pessoas para simplesmente dizer “NÃO” à sopa de barbatana de tubarão. O vídeo é curtinho e também tem uma versão em chinês, específica pro maior mercado consumidor de barbatanas.

The Pledge – English from Blue Sphere Media on Vimeo.

(Via Wetpixel)



587
×Fechar