Pequenas anotações de viagens virtuais 53: tubaronices

por: Lucia Malla Animais, Antigos, Blog, Ecologia & meio ambiente, Links gerais, Tubarões

PAVV 53 - Tubaronices

1) Um post que conta em imagens lindíssimas (muitas delas chocantes, entenda-se) toda a triste história sobre a matança de tubarões no mundo atual. Must-read e must-share.

2) O vídeo correu a internet, mas vi primeiro no Dorsal Fin. Um mergulhador vê um tubarão “entalado” com um arco de brinquedo e retira do bicho, embaixo d’água.

3) Foi a Flávia quem me passou este link adorável de uma estação de metrô de Madrid, com um design artístico inegavelmente dentuço.

4) Um post meio “perdido” do The Lede: era pra falar do aquário de tubarões de um mall em Dubai que estava vazando água, mas terminou sendo sobre o triste acidente no SeaWorld da Flórida em que a orca atacou e matou a treinadora. (E que levantou uma série de questões importantes sobre uso de animais em shows. Um bom post geral sobre orcas aqui.)

5) O documentário da National Geographic “Shark Island” teve como convidada de honra na sua premiere a presidente eleita da Costa Rica. Uma demonstração bacana de comprometimento político do país com a proteção dos tubarões da Ilha de Cocos. Nesta ilha, que é uma reserva marinha, os tubarões-martelo se agregam aos milhares para se reproduzir.

6) Esta não é de tubarão, mas é interessante. Um grupo de pesquisadores de San Diego analisou a química do sangue de 52 golfinhos nariz-de-garrafa. Descobriram, em princípio, que eles são um ótimo modelo não-primata para estudar diabetes humana. (Quem me indicou a notícia foi a doce Maffalda.)

7) No Ano do Tigre, que tal se pensássemos também na proteção dos “tigres dos mares”? (Via Blogfish)

8) Mais sobre o “Shark Café” na mídia.

9) Um resumo das notícias sobre conservação de tubarões aqui no Havaí. (O nome do senador decerto não ajuda para quem é brasileiro…)

10) Aliás, o Havaí está hoje discutindo na Assembléia Legislativa estadual um projeto de lei que banirá toda e qualquer possessão e/ou comercialização de barbatana de tubarão. A comunidade chinesa reclama, diz que é uma afronta à cultura deles de comer sopa de barbatana em banquetes, blablabla. Mas os havaianos respondem na mesma moeda: eles consideram o tubarão um animal sagrado, é um deus da cultura deles, e por isso, seu consumo também é considerado uma ofensa. Questão de cultura, no fim das contas, também… Caso a lei passe, fechará um buraco da lei anterior, que proibia finning no Havaí mas nada dizia sobre a comercialização de barbatanas secas – o que no fim permitia que os restaurantes continuassem vendendo e movimentando o mercado de barbatanas. Com esta nova lei, esta atividade também se tornará ilegal. Estou na torcida pelos tubarões.

11) Não é sobre tubarões, mas… olha o estado do fundo do mar no Farol da Barra, em Salvador, depois do carnaval. O pessoal definitivamente acha que o mar é a lata de lixo da humanidade. Deprimente, não? (via @viva_, no twitter)

12) Tudo de links de tubarões e mar sempre.



171
×Fechar