Resultados da pesquisa ABBV: quem é o leitor de blogs de viagem

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Turismo

Vocês lembram da pesquisa que a Associação Brasileira dos Blogs de Viagem (ABBV) anunciou em setembro deste ano e que vocês, queridos leitores, gentilmente responderam? Sobre o impacto dos blogs de viagem… Pois então, esta semana, a ABBV divulgou o resultado. E compartilhou com a galera, claro. Olha… Ficou bem bacana.

Sobre a pesquisa ABBV

Pesquisa ABBV

O trabalho de compilação dos dados e análise ficou por conta da Mariana Berutto, do blog Conexão Paris e Diretora de Informação e Pesquisa da ABBV, e o pessoal da Idealis Pesquisa e Comunicação. A pesquisa teve como objetivo mapear o perfil do leitor de blogs de viagem e caracterizar o quão importante os blogs são no planejamento da viagem destas pessoas.

Há dados muito interessantes ali, um universo absurdo de correlações possíveis. Aliás, sugiro a todos que se interessam por questões de viagem (e data junkies…) dêem uma olhada. Por exemplo, descobrimos que o perfil médio do leitor de blog de viagens é, na realidade, leitorA: mulher, jovem, urbana, com curso superior, e com renda acima de 10 salários mínimos. Que 80% planejam seus roteiros sozinhos, pela internet, sem auxílio de agências de viagem.

Os leitores de viagem

Mas o dado que mais me chamou a atenção foi o fato de que 69% dos que responderam à pesquisa lêem relatos de viagem e afins mesmo quando não estão planejando uma viagem. Ou seja, a sede de interação e de sonhar com lugares diferentes está acesa na maior parte das pessoas que passeiam pelos blogs. Muito delicioso saber isso, e me dá ânimo (item que me falta ultimamente, diga-se) para escrever e contar mais causos e curiosidades que vejo por esse mundão sem porteira.

É claro, a pesquisa tem um forte viés. Os dados foram coletados em blogs de viagem. Ou seja, era muito provável que os leitores que responderam à pesquisa já passeassem pelo universo dos blogs com propriedade. Portanto, reforçassem sua importância. Entretanto, essa tendência é exatamente o que faltava ao mercado geral de turismo brasileiro saber, sobre como é o perfil das pessoas que utilizam blogs em suas viagens e o quão significativa na tomada de decisão essa parcela é. Faltavam números, dados consolidados. Com a pesquisa ABBV, damos então um primeiro passo para entender essa nova fatia do bolo do turismo.

Primeiro passo da pesquisa ABBV

Essa caracterização inicial feita pela ABBV é o primeiro passo para um mundo de surpresas no turismo que devem vir por aí. Muitas boas análises e novas pesquisas podem brotar. Estes dados, disponíveis de graça para todas as empresas e secretarias de turismo do país, podem sem dúvida ajudar na tomada de decisão delas. Os números preenchem uma lacuna que existia na conversa entre os blogs e esses setores. Como cientista, que prezo absurdamente o conhecimento e a decisão racional embasada, é uma alegria saber que nossa Associação está promovendo um pouco de “ciência” para o turismo do país. Plantamos a sementinha. Agora é regar e esperar os frutos.

Parabéns, ABBV! 🙂

Tudo de bom sempre.



412
×Fechar