Sexta Sub: Caulerpa

por: Lucia Malla Ecologia & meio ambiente, Sexta Sub

Eis um enorme “arbusto” de alga Caulerpa racemosa, uma espécie de alga marinha bastante comum pelo mundo. 

Caulerpa racemosa

Sua reprodução é muito rápida. Por ter reprodução tanto sexual quanto assexual (via fragmentação), esta alga pode se espalhar com facilidade pelos mares do mundo. A consequência: virou a espécie invasora predominante nas regiões rasas do oceano. Uma das variedades de Caulerpa racemosa, por exemplo, se tornou um problema ambiental no Mar Mediterrâneo. Durante sua reprodução sexual, a alga libera os gametas na água em enorme quantidade, de modo que a visibilidade na área diminui bastante. 

A introdução da espécie pelos mares afora se dá também pelos despejos de aquários, onde a alga é muito utilizada por absorver nitrogênio, evitando assim uma intoxicação do aquário.

Uma outra característica interessante da Caulerpa é a mobilidade de seu cloroplasto, que pode migrar de uma célula a outra. Isto facilita a busca pelo sol e gera mais eficiência de fotossíntese, o que aumenta sua probabilidade de sobrevivência no ambiente.

A Caulerpa produz ainda um composto metabólico que é tóxico principalmente a peixes. Portanto, esta é a forma com que se defende dos possíveis predadores. Entretanto, este composto não nos é tão tóxico, e é possível comer a Caulerpa. Ela é usada na culinária asiática, principalmente no Japão e nos países do sudeste asiático (Filipinas, Malásia e Indonésia).

Tudo de sub sempre.

P.S.



254
×Fechar