Sexta Sub: efeito catedral

por: Lucia Malla Arte, Fotografia, Sexta Sub

Ontem, na palestra que o André ministrou em Hanauma Bay, ele explicou sobre o efeito catedral na fotografia subaquática.

Efeito Catedral - fotografia subaquática

Este efeito acontece quando você tira uma foto dentro d’água de frente pra luz do sol, durante o amanhecer ou entardecer. Com o sol mais próximo da linha do horizonte, os raios penetram num ângulo mais oblíquo na água, e há menos reflexão da luz pela superfície. Os raios de luz que passam pela água dão então esta sensação de vitral de catedral, que é de onde o nome do fenômeno vem.  Quanto melhor a visibilidade na água, melhor o efeito. É também uma forma de, ao compor uma imagem fotográfica, aproveitar a luz natural de uma maneira mais poética.

A imagem acima é um ótimo exemplo de efeito catedral. Pertinho da superfície, com o tom já amarelado pelo pôr-do-sol que se aproxima. Dá até pra imaginar um coral (pun intended) cantando ao fundo desta catedral… 😀

Tudo de sub sempre.

P.S.

  • Quer ler outros posts curiosos da Sexta Sub? Há uma página do blog inteira dedicada a esta seção, com a lista completa de todos os posts. Então mergulhe lá e se divirta!
  • Para mais posts comentando sobre fotografia, enfim, leia aqui.


945
×Fechar