Sexta Sub: Física na Veia

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Blogosfera & mídia social, Ciência, Sexta Sub

Física na Veia

A Sexta Sub desta semana, a foto de uma ostra com um grande buraco negro na lateral, é em homenagem a um dos blogs de ciência mais antigos da blogosfera brasileira (que eu tive a felicidade de ler pela primeira vez em 2005, numa tarde de neve que até hoje me lembro, porque fiquei horas devorando todos os posts até então escritos), e que ontem foi escolhido pelo júri do The BoBs (The Best of Blogs) do Deutsche Welle como o melhor Blog em Língua Portuguesa, o Física na Veia. Comandado com maestria pelo prof. Dulcídio, é leitura recomendadíssima para interessados pela física do nosso dia-a-dia – e as curiosidades inerentes à realidade explicadas cientificamente de maneira muito didática. E também para os que curtem aprender coisas novas, incitar a imaginação e o conhecimento, em textos pra lá de competentes.

Vencer o The BoBs não é pouco, principalmente para um blog de divulgação de ciência, nicho que parece infelizmente fadado ao escanteio diante das “grandes” pautas do dia. Mas o Dulcídio, com uma simplicidade e honestidade incrível para escrever, uma paixão contagiante, (e várias pitadas de neutrinos e bósons), conseguiu trazer a física para a primeira página. É über-bacana.

Tudo de bom sempre pra você, Dulcídio, que tem a física na veia – e no coração.

P.S.: Para escrever este post, fui fuçar os arquivos do Física na Veia e descobri uma serendipidade deliciosa: o blog do Dulcídio nasceu dia 10 de outubro de 2004, um dia depois do meu. Mas, se lembrarmos que eu estava na Coréia à época – ou seja, morando a 12 horas adiantada do fuso brasileiro – podemos considerar que somos blogversariantes do mesmo dia? 🙂



164
×Fechar