Sexta Sub: oceanos sufocados

por: Lucia Malla Mudanças climáticas, Oceanos, Sexta Sub

Li no Guardian esta semana um tristíssimo artigo sobre o quanto vêm aumentando pelos oceanos do mundo as chamadas zonas mortas. Estas zonas mortas são áreas com níveis de oxigênio zero ou próximo de zero. Em suma, os oceanos estão sufocados. Nestas áreas, a maior parte dos seres vivos não consegue se estabelecer nem sobreviver, por dificuldades para respirar.

Sexta Sub: oceanos sufocados

De acordo com um estudo publicado na Science esta semana, as causas principais são os conhecidos de sempre: mudanças climáticas e poluição costeira. As mudanças climáticas tornam a água do mar mais quente. Com isso há mais dificuldade de manter o estoque de oxigênio diluído. A poluição costeira, principalmente de fertilizantes e compostos ricos em nitrogênio, aumenta a chance de eventos estilo maré vermelha, com algas em decomposição praticamente consumindo todo o oxigênio disponível. Um desastre atrás do outro.

A notícia trouxe uma tristeza profunda no meu coração malla. Como já não bastasse tantos problemas que o mar já enfrenta, ainda mais esse. 🙁

E me fez pensar: será que estamos realmente no caminho certo para um futuro melhor? Gosto de ser otimista. Mas do mar vem boa parte do oxigênio que respiramos… Será nosso futuro também com menos oxigênio em consequência deste desastre ambiental de proporções globais?

Eu sei, é começo de ano. E trazer uma notícia destas quando as esperanças ainda estão um pouco no ar é um balde de água fria, enfim. Só espero que este ar tenha, além de esperança, também uma mudança de atitude nossa, humana, para tentarmos ter um pouco mais de cuidado com este planetinha azul tão castigado e revertermos os mares de sufocados para saudáveis.

Tudo de mar sempre.



867
×Fechar