Sexta Sub: Shark Week!

por: Lucia Malla Antigos, Sexta Sub, Tubarões

Este domingo, dia 12 de agosto, começa a semana mais esperada do ano pelas bandas mallas: a Shark WeekSemana do Tubarão – do Discovery Channel. Este é o 25˚ ano do evento. Portanto, provavelmente o Discovery trará boas novidades (espero) para comemorar a data marcante.

Shark Week

Críticas

Há inúmeras críticas à maneira como o Discovery Channel conduz toda a programação da semana do tubarão, reforçando estereótipos chavões do bicho, falando pouco de conservação, etc. Muitos consideram que deveria se chamar “Semana do tubarão branco”, já que boa parte da programação foca nesta espécie apenas – sendo que são mais de 400 espécies de tubarão existentes; portanto, deveria haver espaço pra muito mais informação útil.

Acredito que a maior parte das críticas são bem fundadas. O viés dos tubarões mais “predadores” como centro das atenções de toda a programação é bastante incômodo, sem dúvida, e o sensacionalismo é deveras irritante. Entretanto, acho que se pusermos na ponta do lápis, as próprias críticas feitas à Shark Week na blogosfera e mídias sociais ultimamente já viraram uma maneira de ressaltar os pontos que merecem ser discutidos diversidade deste grupo animal, a importância de sua conservação, e trazer para a mesa de discussões as questões que realmente preocupam, como a falta de conhecimento da zoologia de muitas das espécies, das ameaças várias que sofrem, do quão exagerada é a imagem que se faz do grupo.

Mais: os canais concorrentes ao Discovery, como o NatGeo e o Animal Planet, tendem também a focar nos tubarões durante esta semana – e com programas muito mais interessantes. Ou seja, por mais enviesada que a idéia da Shark Week do Discovery seja, no final das contas, o saldo pode ser positivo no todo como aprendizado geral sobre tubarões.

Shark Week na Groenlândia

Nesses 25 anos – dos quais, confesso, não acompanhei nem metade – meu programa favorito aconteceu no ano passado. Comentava sobre a bizarra biologia e comportamento do tubarão-da-Groenlândia. Esta é uma das espécies mais misteriosas que existem. Aliás, é alvo da pesquisa do GEERG – Greenland Shark and Elasmobranch Education and Research Group. Abaixo, por exemplo, um pedaço do programa sobre o tubarão-da-Groenlândia. Que por fim me emocionou profundamente pela raridade das imagens.

Não é uma bizarrice incrível este tubarão?

Eu já separei a pipoca. Estarei com um olho no Discovery e outro no resto da conversa em outros canais tubaronísticos. Que venham mais histórias, discussões e aprendizado nesta Shark Week de 2012!

Tudo de bom sempre.



156
×Fechar