Sexta Sub: Spanish dancer

por: Lucia Malla Animais, Futebol, Mergulho, Sexta Sub

Estas são as brânquias de um nudibrânquio do tipo spanish dancer (Hexabranchus sanguineus), ou em bom português, “dançarino espanhol”.

Spanish dancer

E ele está na Sexta Sub hoje representando meu desejo do dia: que os espanhóis… dancem. 😛

Tudo de Copa do Mundo sempre.


 

E o que é o spanish dancer?

Já contei no blog antes sobre o que são os nudibrânquios. Principalmente, o quão coloridos eles são. Em resumo, são lesmas-do-mar, pertencente ao grupo dos moluscos gastrópodes. Possuem brânquias externas, normalmente bem coloridas. Alimentam-se de corais e esponjas – sua coloração vem em parte do alimento que comem.

O dançarino-espanhol pode crescer relativamente bastante, chegando até 90 cm. Vive em áreas tropicais do Indo-Pacífico, geralmente em substratos coralíneos. Tem essa membrana ao redor do corpo, que lembra a saia de uma dançarina espanhola, principalmente quando ele se desloca embaixo d’água. Vem daí, óbvio, o nome vulgar da espécie.

E olha os ovos que o spanish dancer põe, que coisa mais linda! <3

Meus encontros com o spanish dancer

Uma vez, fazendo snorkel en Manele Bay na ilha de Lanai, vi um no meio da coluna d’água, “dançando”. Não havia nenhum coral por perto, o que tornou a cena ainda mais rara. Além disso, no mergulho em Niihau que fizemos, também um dançarino espanhol apareceu para colorir o ambiente rochoso.

Mas não me esqueço da primeira vez que vi um spanish dancer. Foi num mergulho em Dumaguete, nas Filipinas. Também contei aqui esta experiência. Até hoje, me arrepio só de lembrar de tão lindo e delicado que o dançarino espanhol parecia, sentadinho em seu coral, durante o mergulho noturno.

Só essa lembrança faz meu coração dançar. De certa forma, igual a uma espanhola. 🙂

Tudo de sub sempre.



701
×Fechar