Sexta Sub: The Spirit of Miami

por: Lucia Malla América do Norte, EUA, Mergulho, Sexta Sub

“The Spirit of Miami” é um avião 727 que pertenceu a Northwestern Airlines e depois à Pan Am. Foi afundado em 1993 para se tornar um recife artificial na região de Key Biscayne, perto de Miami Beach. Antes de cair no mar, foi colocada uma cápsula do tempo em lugar secreto dentro dele, para ser aberta no futuro.

The Spirit of Miami

Entretanto, em 1995, o furacão Gordon, ao passar pela região, trouxe tempestades com ondas altíssimas. Estas ondas reviraram o mar e terminaram por quebrar o avião em duas partes. Após Gordon, outra tempestade acabou de destruir o aeronaufrágio, arrancando asas, nariz, fuselagem. Hoje, portanto, sobram pedaços de metal espalhados pelo fundo. O The Spirit of Miami é, então, irreconhecível.

Essa é, portanto, uma foto histórica. Mesmo meio embaçada e azulada demais – é pré-máquina digital e sua poderosa resolução. Foi tirada em 1994, meses antes da destruição pelo furacão Gordon, e o avião aparece inteiro ainda, sentado no fundo de areia. Arno, nosso amigo suíço, aparece “voando” ao lado da cabine do piloto.

Momento único embaixo d’água, que não voltará mesmo – e deixa a lição chavão (mas verdadeira) de aproveitarmos cada segundo como se fosse único, porque ele é mesmo.

Tudo de sub sempre.

P.S.

  • Para ler mais posts sobre meus mergulhos em diversos lugares do Brasil e do mundo, clique aqui.

Booking.com


617
×Fechar