Sexta Sub: Victory 8B

por: Lucia Malla Brasil, Espírito Santo, Esportes, Fotografia, Mergulho, Sexta Sub, Viagens

Um naufrágio planejado. O intuito principal: virar um recife artificial, agregando peixes e outros membros da fauna marinha.

Em 03 de julho de 2003, o Victory 8B, navio cargueiro grego de 90 metros de extensão por 20m de altura e quase 4 mil toneladas, foi afundado a 12 km da costa de Guarapari, no Espírito Santo. A área já era conhecida por sua alta diversidade de peixes e a esperança predominante era de que o cargueiro possibilitasse um aumento da quantidade dos mesmos. Pois está conseguindo. Aos poucos, o naufrágio que repousa a 35m de profundidade foi sendo “dominado” por cocorocas, marias-da-toca, garoupas e até já houve um mero gigante, que infelizmente foi pescado há pouco tempo. Outro destaque do naufrágio é a fauna séssil como os corais, que já se “apossaram” da estrutura metálica do cargueiro, cobrindo toda sua superfície como um tapete colorido.

Hoje, o mergulho no Victory 8B nos permite apreciar uma comunidade resplandescente de bichos em meio a uma paisagem fascinante, colorida e cheia de vida. Um mergulho que não deixa a desejar em aventura aos mais famosos naufrágios do mundo.

Bem ali, do lado da minha querida praia de infância.

Tudo de sub sempre.

*Texto originalmente publicado na revista Mergulho.



447
×Fechar