Shark links

Eis os links.

– Doug Seifert escreveu um artigo bastante detalhado, cheio de comentários científicos e muito humano sobre um mundo sem tubarões. Vale cada minuto de leitura.

– A National Geographic fez um álbum de fotos deprimentes, das barbatanas de tubarão estripadas dos mesmos em Taiwan. Imagens chocantes, preparem o estômago.

– Por outro lado, as Ilhas Marshall declarou todo o país como santuário para os tubarões. É o maior santuário marinho para uma espécie do mundo. Que outros países sigam o exemplo.

– Os pequenos países-ilhotas, aliás, estão pedindo encarecidamente que se chegue a um acordo climático de corte de emissões de CO2 antes do fim de 2012. Lembrando que muitos destes países já estão sofrendo os efeitos das mudanças climáticas em suas costas.

– Ainda nesse tópico, recentemente assisti a um filme chamado “Miss South Pacific”, um documentário delicado sobre o papel das mulheres no desafio das mudanças climáticas nas nações do Pacífico. Muito bacana.

– Não é tubarão na água, mas o caiaqueiro californiano dessa foto deve ter tomado um susto tão grande quanto se um tubarão fosse, ao se deparar com 2 baleias jubartes de repente na água.

– Pra finalizar, vi lá no Shark Defenders que o pessoal do The Coral Reef Alliance e do Pew Environment’s Group’s Global Shark Conservation Campaign lançou o filme Shark Hope, sobre a importância dos tubarões vivos para a cultura e economia de Fiji. E para assistir na íntegra, podem ir ao YouTube ou clicar no vídeo abaixo:

Parênteses

O filme é muito bacaninha, e foi todo feito em Fiji. (O sotaque do narrador é bem ilhéu, muito peculiar.) Então eis 28 minutos que te farão pensar. 🙂

shark links

Tubarões em Fiji.

(E se você quiser saber o que acho da sustentabilidade do mergulho com tubarões em Fiji e pelo mundo..eis os links.)

– Tudo de tubarões sempre.

(Publicado também no Faça a sua parte.)



138
×Fechar