Pequenas anotações de viagens virtuais 36 – Shark edition! (E algumas baleias…)

por: Lucia Malla Animais, Antigos, Links gerais, Tubarões

Shark edition

1) Iva Skoch foi a Belize e fez um tour com nurse sharks. Contou um pouquinho da sua experiência lá no Gadling.

2) “Tubarão” de Spielberg foi sem dúvida o filme que carimbou a fama de predador implacável aos tubarões. Pois esses dias apareceu na praia em que o filme foi gravado um tubarão branco de verdade. De verdade? Um homem foi acusado pela polícia de Massachusets por “perturbar a massa”.

Vídeos

3) Um vídeo, esse em águas havaianas, de um grupo de tubarões-tigre devorando uma baleia em pleno mar. Luta pela sobrevivência é isso aí.

4) E mais outro vídeo de um tubarão branco pulando para abocanhar uma foca – à noite. That’s a first.

5) Então, não cansou de vídeo ainda? Tem mais esse de um raríssimo tubarão de 6-guelras que vive na zona dos 100m de profundidade da baía de Monterey.

6) Baleias vêm encalhando aos montes nas praias do mundo. Mas fiquei comovida ao ver uma raríssima baleia-de-bico nas areias de Molokai. Infelizmente, não resistiu, enfim.

7) Já dá para mergulhar com tubarões no Acqua Mundo, o aquário do Guarujá. Se você não tem certificação de mergulho, passa por um DiveCamp para poder cair na água. Mesmo esquema existente no aquário de Busan, aliás, onde interagimos com 19 tubarões. Recomendo.

8) Fotos maravilhosas de um tubarão branco caçando uma foca. Ação sem limites!

9) …E o tubarão branco pré-histórico (Carcharodon megalodon, já extinto) foi o animal de mordida mais poderosa já existente, ora pois.

10) Tony Wu está em Tonga mergulhando com baleias. E vem, sobretudo, blogando suas experiências com fotos mais-que-sensacionais de jubartes. Então, aventura e tanto!

11) Sonja Fordham lista em seu blog algumas das controvérsias que os projetos de turismo com tubarões geram. Seu blog de tubarões, aliás, é temporário, mas bem que poderia ser permanente…

12) O excelente documentário “Sharkwater” (veja pelo menos o trailler no site deles), de Rob Stewart, já ganhou merecidamente diversos prêmios, e esses dias ganhou mais um, o prêmio de “Outstanding Documentary” estabelecido pela Sociedade Humanitária Americana. Pedaço do discurso de agradecimento de Rob:

Sharks are being killed everywhere and people have no idea, largely because everyone’s afraid of sharks, so I figured if I could give people a new impression of shark to counter to “Jaws”, counter to the media’s perception that they’re mindless predators, then maybe they’d want to fight for their protection like they fight for elephants, and pandas, and bears.”

Rob conta no filme sua jornada pelo mundo dos tubarões, de uma forma delicada, aventuresca e cheia de mensagens impactantes. Filme totalmente imperdível para quem gosta de tubarões! (E para quem não gosta também, para pelo menos entender toda o contexto atual de ameaças em que esses animais vivem…)

13) Tudo de shark sempre.

PAVV 36 - shark edition



615
×Fechar