Uma tarde agradável em Seul

por: Lucia Malla Ásia, Coréia do Sul, Outros Roteiros da Malla

Se você um dia na sua vida estiver em Seul, na Coréia do Sul, sem indício de chuva, e só tiver uma tardezinha para passear e muita disposição para caminhar… Esse roteiro para uma tarde em Seul é portanto para você. Tem de tudo um pouco, incluindo a cerimônia de troca da guarda.

Roteiro para uma tarde em Seul – Praça da Prefeitura

Roteiro - Prefeitura de Seul - Coréia do Sul
O prédio sem-graça da Prefeitura de Seul.

Pegue o metrô de onde você estiver e desça na estação City Hall, na linha 1 ou 2. Esta é aliás uma estação bem central e movimentada. prepare-se para a multidão. Ao sair do metrô, você verá a Prefeitura de Seul, um prédio cinzento não muito bonito. Acho enfim a arquitetura dele extremamente monótona. Em frente à prefeitura, há uma praça enorme (2 milhões de coreanos se juntaram ali na Copa para torcer pelo seu time), onde geralmente tem umas apresentações de artistas locais, bem típicos. Absorva portanto um pouco desse universo.

Roteiro de Uma tarde em Seul - Artistas de rua
Artistas de rua se apresentam na praça da Prefeitura, tocando músicas típicas coreanas. Imperdível!

Cerimônia de troca da guarda no Palácio Deoksugung

Em frente a essa praça, fica o palácio de Deoksugung. Neste palácio diariamente (exceto terças e no inverno) ocorre no portão principal a cerimônia de troca da guarda real. Esta cerimônia é feita nos moldes da antiga dinastia Joseon da Coréia do Sul, com tambores e música. As roupas típicas coloridas são o highlight, e, principalmente, até mesmo os coreanos param na calçada para ver. O parque do palácio em si é orgulho nacional, cheio de pavilhões em arquitetura coreana e um prédio exótico em estilo ocidental, o Museu de Arte Deoksugung.

Roteiro - Tambor coreano - Troca da guarda real - Palácio de Deoksugung - Seul - Coréia do Sul

Troca da guarda real - Palácio de Deoksugung - Seul - Coréia do Sul

Troca da guarda real - Palácio de Deoksugung - Seul

Roteiro - Troca da guarda real - Palácio de Deoksugung - Seul - Coréia do Sul
Troca da guarda real em diferentes momentos. Repare no tambor coreano pintado – e no quão colorido é o uniforme dos guardas.


Viaje Conectado

Caminhada pelo Cheonggyecheon

Depois de passear pelo palácio, continue o roteiro andando na direção das montanhas (norte) pela calçada da direita. Você verá então o início de um riozinho entre prédios modernos. É o “stream” da cidade, Cheonggyecheon, feito para revitalizar o espaço urbano. Ali embaixo, aliás, passa um córrego de verdade que foi coberto com uma avenida na década de 60. (Ah, as viagens do urbanismo antigo!). Eis então que o córrego foi reaberto recentemente. O córrego tem cachoeiras e áreas de descanso. Além disso, há um painel de azulejos lindinhos que conta a história da Coréia do Sul. Fica lotado nos fins de semana. Quase ao final da área mais urbanizada do riozinho, você verá entretanto uma escada à direita. Suba.

Uma tarde em Seul - Córrego Cheonggyecheon - Coréia do Sul
Córrego Cheonggyecheon.
Córrego Cheonggyecheon - Seul - Coréia do Sul
Uma Malla em Cheonggyecheon, Seul.
Azulejo com história das dinastias coreanas - Cheonggyecheon - Roteiro em Seul
Azulejos contando a história das dinastias coreanas.
Roteiro em Seul - córrego Cheonggyecheon - Coréia do Sul
Cenas do córrego Cheonggyecheon: bastante urbanizado, com pontes de pedrinha (detalhe bem asiático). É o novo point da cidade.

No bairro de Myeong-dong

Você está agora no bairro de Myeong-dong, onde as lojas chiques estão instaladas e as vielas estreitas da Seul antiga ainda estão vivas, cheirando a kimchi. Há ruas só de pedestres por lá. Pergunte então no guichê de informações turísticas pela Gelateria Gusttimo, simplesmente a melhor sorveteria da cidade.

Rua e motocicleta em Myeong-dong - Seul - Coréia do Sul
Em Myeong-dong, um senhor em seu transporte típico.
Sorveteria Gusttimo - Seul - Coréia do Sul
A gelateria Gusttimo, que merece a visita. Me dá água na boca só de ver essa foto.

Termine sua tarde deliciando um sorvete por lá, sem pensar em dieta. Afinal, eles são feitos sem açúcar – palavras da própria dona, uma italiana-coreana com quem conversei numa das inúmeras visitas que fiz. Certamente você não se arrependerá.

E lembre-se que Seul fica nos nossos corações, apesar de aparentemente inóspita e indecifrável. É só aparência mesmo. Palavra de uma brasileira das terras coreanas.

Tudo de bom sempre.


Booking.com



1379
×Fechar