Hoje, 18 de agosto, é véspera do dia mundial da fotografia. Como gosto da data inventada, então comemoro de véspera. No ano passado, expliquei um pouco sobre a data. Este ano, entretanto, decidi promover uma overdose de informações havaianas até o dia 21 de agosto, quando se comemora os 50 anos do estado. Então escolhi mostrar no blog para celebrar a data algumas imagens de caminhos havaianos.
Estas imagens mostram um lado do Havaí mais desconhecido, saindo do eixo Waikiki-North Shore que parece ser a única coisa que a mídia vê. Acho que a fotografia consegue ocupar esse buraco de informação de uma forma direta e agradável aos olhos. Não são nem de longe as melhores fotos do Havaí que vocês verão, muito menos encontráveis em cartão postal. Mas são fotos do nosso arquivo pessoal, que vão além do mero registro. Afinal, relembram estradas que trilhamos nas ilhas.
Paisagens que estão pelo meio do caminho entre dois pontos turísticos, por exemplo. E que por serem apenas passagem, são geralmente esquecidas dos nossos olhos. E não é a fotografia também maravilhosa por permitir essa nostalgia gostosa das minúcias das viagens da nossa vida?