por:
Lucia Malla
Amigos de viagem, Antigos, Blogosfera & mídia social, Blogversário, Europa, Itália
Publicado
26/09/2009
Continuando os posts convidados… bem, eu convidei o queridíssimo Allan, que tive a honra de conhecer na última primavera de passagem pela Itália. Que me acompanhou em um ótimo cappuccino (o que na Itália é redundância, convenhamos). Recebi o texto que ele escreveu pra comemorar os 5 anos de blog esta semana. Mas ele foi mais rápido que eu (notoriamente enrolada para essas coisas internéticas) e publicou o post no blog dele Carta da Itália anteontem. E claro, foi mais um desses textos que me deixaram vermelhinha. Citando o meu ídolo Amyr.
Allan, meu amigo, obrigada de coração por tantas palavras imensamente carinhosas. Você também é alguém que me faz viajar nas palavras que compartilha em seu blog.
Tudo de bom sempre a você.
****************************
“Corria o ano de 1982 e eu fazia strudel no Embu, pertinho de São Paulo. A rádio misturava notícias e músicas e nos fazia companhia, a mim e ao meu amigo e sócio Cláudio. De repente nos olhamos e murmuramos algo: “mas só tem maluco nesse mundo?”, ou coisa parecida. A notícia que nos chamara a atenção era a de que um brasileiro tentava atravessar o oceano em um barco a remo. Claro que me interessei e, sem internet nem flashes ao vivo, fui descobrindo que de maluco o cara não tinha nada. Quando saiu o livro contando a aventura, comprei-o e descobri o quanto aquela viagem fora planejada.
Anos mais tarde, já pelo fim dos anos 90, em uma convenção da empresa em que eu trabalhava, tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Amyr Klink. Mais: fui sorteado para levá-lo ao aeroporto e aproveitei para bater um papo muito descontraído com o simpático aventureiro. Contei-lhe algumas das minhas viagens de moto e ele – gentilmente – chegou a dizer que eu seria um bom companheiro de viagem. Aproveitei para lhe contar da primeira vez que ouvi o seu nome, naquela notícia do rádio. Ele estranhou, pois afirmou que os amigos que monitoravam o evento não tinham tido notícias de que alguma rádio tivesse noticiado o fato antes da chegada da longa travessia. Apesar do ligeiro mal-estar, o Amyr continua sendo o viajante que mais admiro.
Alguns blogs fazem sucesso, enquanto outros fazem menos. O sucesso de um blog não se mede apenas pelo número de comentários, mas por uma soma de fatores. Quem já teve a curiosidade de pesquisar na rede o próprio nome ou o de um amigo, poderá se assustar com a quantidade de páginas como resultado de “lucia malla” ou “uma malla pelo mundo”. A querida Lucia é linkada e citada por muita gente de peso. Curiosamente o blog tem um número de comentários inferior, se comparado a blogs que, na realidade, fazem menos sucesso. Ter muitos comentários não pode ser considerado como único parâmetro para medir o impacto de um blog ou do seu autor na grande rede.
Não lembro exatamente como conheci o blog da Lucia, mas posso dizer que virei leitor assíduo desde o primeiro post que li. Gosto de tudo. Das viagens, da sexta sub, daqueles posts cheios de links que me fazem perder a noção do tempo e que, muitas vezes, me faz enveredar por outros links, outras leituras e acabo esquecendo de comentar. Às vezes acredito ter comentado e não volto para controlar.
Foi através dos comentários de um post que nasceu a ideia do blog coletivo do qual fazemos parte, o Faça a sua parte.
E você, que não está acostumado à minha prolixidade, deve estar se perguntando: “que diabos tem a ver a Lucia Malla com o Amyr Klink?” Bom, se você teve o prazer de conhecer a Lucia e o André pessoalmente, vai entender que eles têm em comum esse prazer em viajar, descobrir e escolher aventuras que não se encontram nos guias turísticos. Se você os conheceu, vai entender porque a Lucia é uma pessoa tão querida e que a imagem positiva que o blog transmite não é só imagem. É isso, associo facilmente o casal Lucia e André ao Amyr. E continuo viajando nas viagens deles.
Parabéns pelos cinco anos de blog, abração no André e beijocas. 🙂 “