por:
Lucia Malla
Ásia, Comes & bebes, Japão, Memes, listas & blogagens coletivas
Publicado
16/10/2011
Tem umas coisas que você só encontra no Japão, mesmo. Como todo bom curtidor nipófilo sabe, no Japão é notória a cultura da vending machine, ou máquina de venda automática – na realidade, na Coréia também. Aquelas máquinas em que você põe moedinhas ou cédulas e sai o seu produto. Já são comuns pelas ruas e metrôs as máquinas de refrigerantes, bebidas, cigarros, café, livros, revistas em quadrinho e até bijuterias. Mas ano passado, em Kyoto, vi uma que achei fantástica: a máquina de vender comida. Isso mesmo, comida automatizada.
O restaurante onde vi foi sugestão de um amigo de lab que morou no Japão. Era uma dessas portinhas minúsculas. Além disso, esse tipo de “restaurante automatizado” é a escolha de almoço mais barata do país. Portanto, deveria entrar no orçamento de qualquer mochileiro, já que o país é notório também por ser extremamente caro para se visitar.
Funciona assim: logo na entrada do restaurante, você se depara com a máquina. Nela, estão todas as opções de almoço. Então você escolhe o que quer comer, aperta o botão da comida escolhida, paga na máquina, e ela emite um tícket.

Você entrega o tícket para uma mocinha que está de pé ali do lado e se senta para aguardar. Menos de 2 minutos depois, seu almoço já está na mesa.
Escolhi no vending machine um PF japonês que vinha com salada, arroz, sopa de missô e galinha e cogumelo frito com legumes. A cerveja Kirin inclusa no pedido. 😉

Como são comidas básicas do menu cotidiano dos japoneses, o almoço sai rápido e é sem muitas frescuras, tipo PF mesmo. Por menos de 10 dólares, aliás, o que por aquelas bandas é uma grande pechincha.
#ficadica da comida automatizada e barata.
Tudo de bom sempre.
P.S.
- Esse é meu post do Blog Action Day 2011, cujo tema deste ano é Comida. Aparentemente, sob todos os aspectos possíveis e imagináveis – até os automatizáveis, aliás.
- Mais posts sobre o Japão você encontra nesta categoria do blog.
