Dia do Lei

por: Lucia Malla Havaí, Ilhas, Polinésia

Primeiro de maio nos EUA é May Day – nosso dia do trabalho. E no Havaí, a sonoridade do May Day logo o transformou em… Lei Day, ou seja o Dia Do Lei.

Lei Day - Dia do Lei - Havaí

O que é o lei?

Dia do Lei - Rei Kamehameha - Havaí
Lei do Kamehameha.

Leis são os colares de flores tipicamente havaianos, com os quais as pessoas celebram tudo nas ilhas. Quando um visitante chega no aeroporto ou faz aniversário? Recebe um lei. Formou-se na faculdade? Colares de flores no pescoço. Dia da secretária? Lei para ela. É morador e vai embora do Havaí? Vamos dar tchau com um lei. Dia do Rei Kamehameha? Coloquem metros e metros de colares na estátua! SEMPRE há uma razão para se dar um lei para uma pessoa. E se for uma pessoa querida, mais ainda.

O que é uma lindeza, diga-se de passagem. No aeroporto, então, receber uma pessoa querida com um colar de flores é praticamente dizer: “você chegou no paraíso. Agora é descansar a mente e abraçar o espírito local.” O colar também é uma forma de uma pessoa dizer à outra: “tenho carinho por você, consideração. Portanto, desejo o melhor sempre na sa vida.” O cheiro intoxicante da flor ao redor do pescoço, os estilos variados e intricadamente delicados, o gesto de carinho e afeto pelo outro. Os leis transbordam aloha.

Meus favoritos

Leis para celebrar o doutorado - Lei Day
Muitos leis para celebrar quando virei Doutora. 🙂

Eu particularmente a-do-ro receber leis. Meus favoritos são os de flor de gengibre e os de pluméria (ou jasmim), por causa do aroma delicioso que exalam. Mas os leis masculinos feitos com sementes de kukui ou com folhas de taro também são super-elegantes. Os de sementes e conchas duram mais, e os mais intricados destes leis são oferecidos em momentos especiais. Para o cabelo, faz-se o haku lei, uma tiara de flores muito usada, aliás, pelas noivas em casamentos. O maile lei é feito com folhas, se usa aberto, e em geral apenas em ocasiões muito especiais (casamento, homenagens solenes, etc.). No passado, o colar de flores da família real havaiana era especial. Porque era feito com flores e penas de aves das ilhas. Estas aves hoje estão ameaçadas de extinção, portanto esta matéria-prima foi substituída.

Lei para os amigos no aeroporto - Havaí
Lei de recepção no aeroporto para a amiga que veio nos visitar.

Onde comprar no Havaí

Diz a “lei” que um lei precisa ser dado a outra pessoa, não vale comprar e se autocolocar. No Chinatown, há diversas lojinhas pequenas de fazedoras de colares de flores, que costumam ser super-elaborados. Nos supermercados, os leis são mais “pasteurizados”, mas não menos lindos e cheirosos. Para manter a produção, há várias fazendas de flores espalhadas por todas as ilhas no Havaí.

A efemeridade do lei também é parte da tradição. Afinal, feito de flores naturais, um colar não dura muito. Alguns dias, no máximo, se você depois de usá-lo, guardá-lo na geladeira em um saco plástico umedecido. Mas mesmo assim, depois de um tempo, o cheiro desaparece e as pétalas começam a cair. Para lembrar a todos que tudo na vida passa… E que a aloha do oferecimento deve ser, portanto, renovada, a cada nova vitória no nosso dia-a-dia. 🙂

Tudo de leis sempre.

Fazenda de jasmins - Molokai
Fazenda de jasmins para confecção de leis, em Molokai.

P.S.

  • A maior parte dos resorts do Havaí oferece também aulas para aprender a fazer lei. Tente aparecer em pelo menos uma. Porque a aula te deixa leve e cheia de aloha.
Aula de lei - Hawaii
Aula de fazer lei num resort.


1632
×Fechar