Uma das atrações inusitadas do Havaí é uma fazenda de lavanda em Maui, localizada na encosta do vulcão Haleakala. Mais especificamente em Kula, uma cidadezinha de montanha inesperadamente sem vibe de praia no Havaí.
A fazenda chama-se Ali’i Kula Lavender. E prepare-se para entrar num bucolismo sem precedentes.
Como chegar
A Ali’i Kula Lavender fica numa quebrada da Waipoli Road, em Maui. Esta estrada vicinal é acessível pela rodovia 377, também chamada de Kekaulike Avenue. Para referência, a fazenda de lavanda fica a 38 milhas de Lahaina.
Logo na entrada da fazenda, fica o estacionamento, onde pagamos a entrada de US$3,00 por pessoa. (Crianças abaixo de 12 anos não pagam.)
De lá, começa o passeio tranquilíssimo – e cheirosíssimo. Eu amei.
Sobre a fazenda de lavanda em Maui
Na recepção da fazenda, há esculturas budistas e uma pequena lojinha. Há também um mapa explicativo disponível, com algumas das principais espécies que estão ali. Mas sinceramente, o mais legal deste passeio é andar a esmo, pelas trilhas feitas para que você se perca entre as lavandas.
Entrar no clima zen do lugar, enfim.
Não sou expert em lavandas, mas vi que há uma boa diversidade de variedades desta planta na fazenda. São 25 variedades, espalhadas pela encosta. 55.000 plantas de lavanda ao total! Já imaginou quando elas estão todas floridas, então, o aroma delicioso que sai dali?
Quando fui em maio, nem todas as plantas estavam floridas. A época mesmo da florada é no verão, quando o passeio, portanto, deve ficar ainda mais incrível.
Reserve seu hotel em Maui pelo Booking.
Alugue seu carro no Havaí pela RentCars, sem IOF.
Proteja sua viagem ao Havaí com os Seguros Promo.
Marque seu passeio em Maui pela Hawaii Activities. Pagamento em real.
Nem só de lavandas vive a fazenda
Além das lavandas, há outras duas atrações imperdíveis do local.
Em primeiro lugar, a vista que temos do sul/oeste de Maui. Afinal, estamos no meio da montanha do Haleakala, ou seja, a uma altitude considerável. Não desperdice esta oportunidade de curtir em paz uma vista espetacular.
Em segundo lugar, as inúmeras outras plantas que a fazenda possui também são uma atração. De pés de azeitona a várias espécies lindíssimas de suculentas, o colorido é constante. (Aliás, acho que a Carol ia alucinar aqui…)
Na lojinha da fazenda, há ainda por cima uma série de biscoitinhos e gostosuras feitas com lavanda. (Bye-bye dieta…) Particularmente, adorei o bolo de lavanda, que recomendo muito. Além disso, eles vendem diversos cosméticos, óleos aromatizantes e cartões. Tudo de lavanda, claro.
Relax total, experiência especial
Este passeio é primordialmente para relaxar. Em menos de uma hora, você anda por todas as trilhas principais. As trilhas são de terra, sem grandes dificuldades, por entre os pés de lavanda.
O ideal mesmo, entretanto, é não ter limite de tempo. Relaxar mesmo, andando na velocidade de apreciação e absorção. Assim, aproveitamos melhor a tranquilidade que o ambiente proporciona. Além disso, não deixe de sentar num dos bancos no meio da plantação, para pensar na vida, meditar, ou simplesmente respirar fundo o ar limpo da montanha cheio de aromas de lavanda. Mergulhar, enfim, no bucolismo da região.
A fazenda oferece ainda piquenique gourmet, a US$26,00 por pessoa. Portanto, você marca com 24h de antecedência, e quando chega na fazenda recebe um almoço para fazer piquenique sentado numa toalha em qualquer ponto da fazenda que preferir. Fiquei com muita vontade de testar. Acho que, da próxima vez, é isso que farei em Maui… Uma experiência especial.
Tudo de bom sempre.
P.S.
- O passeio à fazenda de lavanda em Maui está indicado no meu roteiro básico para esta ilha. Aliás, foi patrocinado, as usual, apenas pelo bolso-Malla. 🙂