Hoje foi feriado na Coréia do Sul, dia do Chuseok. Os coreanos traduzem Chuseok como “Thanksgiving“, que seria então o dia de Ação de Graças. Mas quando comparado ao feriado de Ação de Graças americano, o Chuseok é bem diferente. Por isso, acho que a tradução como Ação de Graças não é muito precisa. No dia de Chuseok, além de um Festival de Luzes, celebra-se não só a colheita (como é feito no Thanksgiving), mas também os mortos e antepassados. É um dia de reunião da família coreana para renovação dos laços com seus ancestrais.
Nunca vi um cemitério na Coréia. Se existem, estão bem escondidos. O que vi pelo país são pequenas e reclusas áreas nas montanhas com as devidas covas, cruzes e afins, mas geralmente cheios de simbologia e artefatos orientais. Alguns são templos bonitos, outros mais simples são apenas a demonstração de que ali reside a memória de uma família. Na tradição coreana, os mortos são sempre enterrados em montanhas olhando pros vales, o que deve ter um significado que ignoro. No Chuseok, as famílias viajam às respectivas montanhas onde os ancestrais estão enterrados para homenageá-los. Cada família tem a “sua montanha” e seu “templinho”.
Além disso, no Chuseok há uma ceia tradicional, que é preparada apenas pelas mulheres. Elas fazem bolinhos de arroz e comidas tradicionais, e na hora da ceia, vestem seus vestidos típicos.
O Festival de Luzes do Chuseok
Para nós, que obviamente não temos vínculo com essa tradição a não ser o fato de estarmos na Coréia, este feriado na Coréia hojefoi um dia de descanso. Estava tendo um Festival de Luzes no centro comercial de Ansan, onde moramos. Mas não sei se havia alguma relação com o Chuseok.
Resolvemos então dar uma chegada lá à noite. Foi muito divertido, com apresentações musicais, acrobáticas e barraquinhas de comidas típicas. Ao ver as luzes e aquela réplicas coloridas, apenas um nome veio a minha cabeça: Joãozinho Trinta. Acho que ele ia adorar toda essa iluminação colorida do luxo, talvez o inspirasse pra um carnaval futuro… As fotos ilustram o que vimos por lá.
Fotos do Festival de Luzes
Pedido de paz?
E fiquei agora matutando: será que em algum desses papeizinhos estava escrito um pedido de paz e/ou desmantelamento nuclear da Coréia do Norte? A contar pelo acordo que finalmente foi firmado hoje, se alguém pé-quente altruísta pediu por isso, teve seu desejo prontamente realizado… Para felicidade geral da península coreana, que parece cada vez mais próxima da reunificação.
Tudo de feriado na Coréia sempre.
Booking.com