From Here to Eternity Beach

por: Lucia Malla Cinema, Havaí, Oahu, Praias

Por uma razão randômica, assisti recentemente a “From Here to Eternity” (em português, “A um passo da eternidade”), filme de 1953. Um clássico total do cinema preto e branco. Dirigido por Fred Zinnemann, e com elenco peso-pesado: Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Frank Sinatra e Donna Reed. Frank Sinatra, aliás, dá um show à parte como o soldado brigão. E Montgomery Clift, sempre um monstro colossal atuando.

From Here to Eternity Beach

A cena clássica de “A um passo da eternidade” – “From Here to Eternity”. (Foto do site Doctor Macro.)

O filme que deu fama a uma praia no Havaí

Filmado no Hawaii, “From Here to Eternity” conta a história da vida de alguns soldados da base militar de Schofield Barracks (que ainda existe!) no período pré-ataque de Pearl Harbor. Suas aventuras amorosas e indagações sobre a vida. É um drama que hoje consideraríamos um tanto inocente. Mas que obviamente esbarra em diversos temas que na época eram considerados tabu: adultério, “bromance”, divórcio, prostituição. O roteiro é baseado num livro, que dizem ser bem mais picante que o filme. Na tela, porém, a história precisou ser “amenizada” para a platéia americana da época.

Tudo bem que “From Here to Eternity” ganhou 8 Oscars em 1954, entre eles o de melhor filme e melhor diretor. Mas o que o levou à eternidade propriamente dita na história do cinema foi a famosa cena de beijo íntimo entre os amantes Burt Lancaster e Deborah Kerr. A cena acontece ainda no início do filme. E foi uma das primeiras a exalar tanta sexualidade em um drama de Hollywood.

O beijo imortalizado alavancou a carreira de Deborah Kerr. Já foi eleito inúmeras vezes o beijo mais romântico da história do cinema. Com toda a certeza, super-sexy-hot com as ondas quebrando no casal. Tudo ganha ainda mais charme no contraste preto e branco. Causou frenesi à época – e ainda causa suspiros.

O Halona Cove

A cena famosa foi filmada em Halona Cove, uma pequena praia do lado leste de Oahu, logo depois de Hanauma Bay. Halona é o nome oficial da praia, mas todos aqui a conhecem por outros dois apelidos: Cockroach Cove ou… Eternity Beach. É um desses recantos mágicos da ilha de Oahu. Dá pra imaginar por que o diretor o escolheu para gravar a cena. A pequena extensão de areia, os paredões rochosos dramáticos e a água transparente trazem para o local a sensação de reclusão misteriosa. Um clima sexy, idílico por natureza.

O cantinho do beijo.

Para nadar em Eternity Beach

Hoje, para quem quer dar uma de Deborah & Burt naquelas areias calientes, sugiro cautela. A vista do mirante de Halona é parada obrigatória dos zilhões de ônibus de turismo que passeiam na costa leste de Oahu. Portanto, são muitos os cliques paparázzicos. A razão da parada do mirante vai além do cinema. Ao lado de Eternity Beach fica o Halona Blow Hole, um esguicho formado na rocha que fica expelindo água toda vez que a onda bate. Faz o maior sucesso, mais que a praia hollywoodiana.

Eternity Beach vista da estrada, com o Blow Hole ativo à esquerda.

Mas, no geral, ainda não são multidões que se aventuram a descer até a praia. Em geral, o surfe ali é alto. É difícil nadar em Eternity Beach. Em raros dias calmos, quando o mar parece realmente um pedaço de paraíso, Halona vira uma ótima área de snorkel e até mergulho autônomo. Mas precisa carregar todo o equipamento paredão abaixo, o que é um certo trampo.

Olha a tartaruga nadando!

E, como em qualquer outro lugar do Havaí, às vezes uma tartaruga dá uma de Deborah Kerr e passeia pela praia. From here to the eternity… of the endless blue.

Tudo de bom sempre.



1587
×Fechar