Dezembro é um mês agitadíssimo no Havaí. E um dos responsáveis por este agito todo é a Maratona de Honolulu, que ocorre no segundo domingo do mês.
A Maratona de Honolulu é considerada uma das mais importantes dos EUA. É a 4a maior em número de participantes (~30.000!). E faz parte do circuito de treinamento dos atletas de elite do atletismo mundial. Portanto, gente do mundo inteiro vem para correr pelas ruas da cidade e prestigiar o evento. Os hotéis lotam, os restaurantes lotam, enfim um caos. Porém, a animação esportiva é contagiante em Waikiki.
![Maratona de Honolulu](https://luciamalla.com/wp-content/uploads/2017/12/2017-dez-5-MaratonaHonolulu4.jpg)
O percurso da Maratona de Honolulu no Havaí
O percurso da maratona é bem cênico. Começa em Ala Moana, corta o downtown Honolulu, depois passa pelas ruas de Waikiki. Aí então sobe contornando o vulcão Diamond Head, que é considerado o pior trecho da maratona, de subida e quando o sol já começa a aparecer. Depois vai até Hawaii Kai (quase em Hanauma Bay) e volta até Waikiki perto do Zoo. Onde fica enfim a linha de chegada.
![Percurso da Maratona de Honolulu - Havaí](https://luciamalla.com/wp-content/uploads/2017/12/2017-dez-5-MaratonaHonolulu.jpg)
A torcida
Para quem como eu não corre nem 1000 metros, ou para quem corre por diversão/realização pessoal – e não para competir – o dia da Maratona é um momento especial de festa. Que começa cedo. Mais precisamente às 4 da manhã, quando a multidão começa a se aglomerar na linha de saída em Ala Moana. Todo mundo na cidade fica sabendo quando foi dada a largada da Maratona por um motivo simples. Às 5 da matina, ocorre uma gigantesca queima de fogos do ano no Havaí – talvez maior até que o 4 de Julho ou o Réveillon.
![Corredores - Havaí](https://luciamalla.com/wp-content/uploads/2017/12/2017-dez-5-MaratonaHonolulu6.jpg)
Em geral, se tenho algum amigo ou amiga correndo na maratona naquele ano, costumo ir até o parque de madrugada para prestigiar. Dar aquela força da calçada, afinal. E os espero na linha de chegada.
(Não espere vaga para estacionamento. Costumo, aliás, deixar o carro bem longe e andar MUITO. Sapato confortável é, portanto, fundamental.)
Uma galera fica na pipoca do percurso, incentivando os corredores, uma farra só. O que mais gosto de ver são os “times” que correm juntos e a galera que vai fantasiada das coisas mais bizarras possíveis. Como não-corredora, admiro muito mesmo a coragem e a força física e mental dos participantes, e gosto de prestigiá-los.
![Maratona de Honolulu - Linha de chegada](https://luciamalla.com/wp-content/uploads/2017/12/2017-dez-5-MaratonaHonolulu5.jpg)
A segurança no local é super-alta. Principalmente por causa do ataque na maratona de Boston em 2013. Então todo o batalhão policial fica em alerta durante o domingo de maratona, por todo o trajeto. Para quem vai assistir, sugiro não levar bolsas porque os policiais interpelam diversas vezes para inspecionar.
A chegada
![Leis de concha - Maratona de Honolulu - Havaí](https://luciamalla.com/wp-content/uploads/2017/12/2017-dez-5-MaratonaHonolulu3.jpg)
Todos os corredores recebem uma camiseta, uma medalha e – estamos no Havaí, né – um lei de conchas. <3
À medida que os corredores vão cruzando a linha de chegada e a galera vai dispersando, os restaurantes e barzinhos à beira-mar começam a lotar, com as celebrações diversas dos participantes. Nos anos em que fui, sempre rolava depois da corrida uma rodada especial de cervejas para os amigos vencedores que conseguiram completar o hercúleo trajeto. Alguns bares dão descontos aos maratonistas. E vale também ir de bar em bar, por exemplo, vendo onde a festa está mais animada.
![Chuveirada - Maratona de Honolulu](https://luciamalla.com/wp-content/uploads/2017/12/2017-dez-5-MaratonaHonolulu2.jpg)
Em suma, deixo aqui a dica para quem visita o Havaí em dezembro. Não deixe de ver a Maratona. Mesmo que você não conheça ninguém. Garanto que vai se contagiar pela animação local, pelo clima de “aloha running” nas ruas da cidade. É diversão gratuita e certeira.
Tudo de bom sempre.