Cozumel é um destino que está na lista de qualquer pessoa que faça mergulho autônomo. Portanto, estava na nossa lista já há algum tempo fazer um mergulho em Cozumel. Nossa intenção número 1 com as férias no México era ver o tubarão-baleia, mas como fomos bem-sucedidos logo no primeiro dia, passamos a usufruir de alguns dias livres extras para aproveitar pelo resto da costa dos corais. Cozumel então passou de destino 90% provável para 100% certo de irmos. Era só encontrar uma operadora de mergulho e… Tchibum!
Como chegar em Cozumel
A ilha de Cozumel fica a menos de 1 hora da costa, saindo da estação de ferry em Playa Del Carmen, na Península de Yucatán, México.
Cozumel é também dos portos mais movimentados do México e do Caribe para cruzeiros. No curto espaço de tempo que tivemos por lá, vimos 5 navios chegarem e saírem (no Havaí a gente vê 2 por semana e olhe lá). Portanto, dá para chegar facilmente se você fizer um cruzeiro pelo Caribe que inclua esta ilha na rota.
Por que o mergulho em Cozumel?
Há diversas atividades de turismo em Cozumel, como visita a ruínas maias. Mas a maioria dos turistas vai pra lá para cair na água e apreciar os recifes de corais desta região do México.
Cozumel é majoritariamente dedicada ao turismo de mergulho. Em termos de abundância da atividade, é quase uma mini-Filipinas. Apenas muito mais compacta, voltada para os que moram no eixo Américas-Europa-África.
A cada esquina da cidadezinha de San Miguel de Cozumel, uma operadora de mergulho com todo tipo possível de passeios envolvendo mar. Há resorts dedicados ao mergulho. Além de inúmeros píers de onde pode-se mergulhar ou fazer snorkel ou simplesmente curtir o mar azul-lindo do Caribe sem preocupação. Cozumel é, afinal, uma área onde dois sistemas de recifes de coral estão. Melhor ainda: estes corais ficam pertinho da costa na face protegida da ilha, voltada para o continente. O que os tornam acessíveis a qualquer pessoa com pé de pato, máscara e snorkel.
Primeiro snorkel em Cozumel
Chegamos em torno do meio-dia por lá, vindos numa viagem de ferry em que uma bandinha simpática tocava músicas mexicanas à la Guantanamera. Àquela hora, praticamente impossível organizar um mergulho em Cozumel pra de tarde, só à noite.
Então perguntamos numa operadora onde seria um bom lugar para fazer snorkel e fomos parar no The Money Bar, um bar que fica em frente ao recife de Dzul-Ha. Portanto, mal chegamos no lugar, já fomos direto para a água. O tempo, que estava ensolarado na travessia Playa-Cozumel, tinha virado e já estávamos nadando quando o mar entrou em modo “tempestade”. Mas não sentimos nada, apenas as gotas de água caindo nas costas. André continuou fotografando e eu continuei me esbaldando com aquele primeiro momento sub de Cozumel.
Como é o mergulho em Cozumel
Os mergulhos então se sucederam, todos dentro da área do Parque Nacional Arrecifes de Cozumel, cuja regulamentação é repetida ostensivamente por todos os funcionários de operadora de mergulho. O lugar entende o valor financeiro de se manter o coral vivo e bonito. Afinal, é o que os turistas vão ali ver e de onde vem boa parte da economia de Cozumel.
André fez um noturno no mesmo dia em que chegamos, e eu encarei com ele mais 3 mergulhos no dia seguinte. Visitamos os points do paredão de Santa Rosa, do Tormentos e à noite do Paradise. Em todos os points de mergulho em Cozumel, a sensação de que estávamos visitando um jardim colorido, cheio de corais saudáveis e muitas esponjas, entremeados por grandes áreas de areia branquinha. A beleza desses recifes de corais e seu estado de conservação são fascinantes. O fato de estarem tão perto de zonas altamente turísticas – sendo Cozumel própria uma delas – é um triunfo do bom gerenciamento ambiental aliando comunidades, economia, etc.
Minha avaliação do mergulho em Cozumel
Mas pessoalmente, foi inevitável para mim a comparação com as Filipinas ou com o Indo-Pacífico, onde fiz os melhores mergulhos da minha vida. Numa analogia, enquanto em Cozumel os recifes de corais parecem jardins de condomínio, bem organizados, inclusive com pequenas áreas de cabeços, a região do indo-Pacífico seria como uma mata tropical fechada, densa, sem nenhuma organização aparente, onde os corais são muito mais volumosos, impressionantes, biodiversos. Eu adorei os mergulhos, não me entendam mal, mas são mergulhos muito mais “recatados” naturalmente que no Indo-Pacífico, onde a cada segundo uma criatura diferente está se mostrando pra você. Talvez também tenha feito poucos, não explorado toda a potencialidade do lugar, o que é uma excelente desculpa para poder voltar à ilha. 🙂
Contudo, convenhamos, o simples fato daqueles recifes sofrerem o impacto de milhões de pessoas por ano visitando e estarem ali, firmes e fortes, continuando a nos mesmerizar com suas cores, já é um plus imenso para Cozumel. Enfim, não dá para comparar laranjas com maçãs, mas na minha viagem na maionese foi assim que percebi o local aquaticamente.
Operadora de mergulho em Cozumel
Por nossa (des)organização, terminamos usando 3 operadoras nos mergulhos: a Aqua Safari, a Caballito del Caribe (achei a melhor de todas) e a Deep Blue Cozumel. O preço é meio que tabelado, então a única diferença de uma operadora de mergulho para outra é o serviço mesmo. Mas são 50 operadoras na ilha, portanto opções não faltam para o turista trocar de operadora de mergulho caso não goste da que escolheu inicialmente. Mas confesso que eu gostei muito do nosso esquema mais solto, porque podemos testar saídas com equipes e barcos diferentes de cada operadora de mergulho. E perceber, afinal, o que é igual e o que difere entre elas.
Fizemos o noturno do segundo dia com a Aqua Safari, e acho que fica aqui minha única crítica de operação: havia um número de pessoas enorme no mesmo point e terminou virando o que chamo de mergulho-boate, porque você só vê fachos de luz das lanternas alheias na escuridão do mar. Mas mesmo com esse tantão de gente lá embaixo perturbando o ecossistema, ainda conseguimos admirar 3 polvos, um casal de águas-vivas acasalando, um caranguejo enorme e vários peixes dormindo tranquilamente.
Ou seja, não tem como errar: o mergulho em Cozumel é nota 10.
Sobre San Miguel de Cozumel, México
Já a cidadezinha de San Miguel de Cozumel é pequena e simpática. A estrutura hoteleira varia para todos os preços e gostos, e há um monte de restaurantes agradáveis.
Apesar da excelente gastronomia, a refeição mais gostosa que fizemos foi numa casinha amarela estilo pensão que descobrimos na Quinta Avenida, número 316. “Comida caseira” na placa foi o que nos atraiu pro lugar. A 60 pesos por pessoa (com sobremesa e bebida inclusas), uma senhora transformou a casa em pequeno restaurante familiar, e oferece diversos pratos típicos da região do Yucatán regados a suco de jamaica (hibisco). As mesas ficam no quintal dos fundos, sob a sombra de uma árvore tranquila. É um lugar bem simples, que eu adorei. Me lembrou os tempos que almoçava na pensão da D. Maria em Viçosa.
Saímos de Cozumel no ferry das 10 da manhã, rumo ao terminal hidroviário de Playa Del Carmen. Aos poucos, Cozumel virou um pedacinho de nada no horizonte, um pedacinho que deixou saudade e um gostinho de quero-mais incrível. De Playa, pegamos então a estrada para Tulúm. Mas isso é papo para outro post direto do México…
Tudo de mergulho sempre.
Booking.com