Ontem, o Namdaemun Gate (também chamado de Sungnyemun Gate), símbolo nacional número 1 da Coréia do Sul em Seul, pegou fogo. Completamente destruído. Ainda não se sabe ao certo se o incêndio foi criminoso ou acidental. Mas seja o que for, é triste, muito triste.
Triste porque faz parte da paisagem de Seul como o Pão-de-Açúcar faz parte do Rio. Você passa pelo downtown Seul, e o Naemdaemun Gate está lá, te lembrando um pouco da arquitetura da Coréia do Sul das dinastias, do choque entre o velho e o novo. Ao redor do portal, apenas arranha-céus, mas ele está lá, símbolo de um passado do qual todo coreano se orgulha.
O Namdaemun Gate fica localizado no meio de uma rotatória, na interseção de grandes avenidas que escoam o trânsito da cidade. É o marco de uma cidade que não esquece de seus antepassados. Ele já havia sido reconstruído em 1963, depois de destruído pelas inúmeras invasões que a cidade sofreu. Mas vê-lo como ficou agora… É de cortar o coração.
Passei por ali inúmeras vezes, a maioria delas com pressa, indo para algum compromisso. Mas de rabo de olho, sempre o admirava, imponente que estava em meio ao caos urbano.
Robert Koehler publicou fotos do antes e depois do incêndio no Namdaemun Gate em seu blog. As fotos do Memorial que ele preparou são simplesmente lindas.
Tudo de melhor para os sul-coreanos que hoje perderam seu símbolo arquitetônico.

Leia mais
- Minha sugestão de roteiro para uma tarde em Seul.