Novidades no campo da diabetes

por: Lucia Malla Antigos, Biomédicas, Diabetes

Quando a gente abre o jornal ou uma publicação científica e vê novidades sobre “diabetes”, em geral refere-se à diabetes tipo 2. Faz sentido. Afinal, mais de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2. Para os diabéticos tipo 1, obrigados a injeções diárias de insulina desde pequenos, poucas das soluções que as pesquisas trazem servem para seu problema auto-imune.

Então foi com uma pitada de alegria que abri o The Biotech Weblog esses dias. Vi lá duas novidades animadoras para os diabéticos. Embora não tenha sido dito em um dos casos, achei a abordagem das duas pesquisas promissoras exatamente pros diabéticos tipo 1.

Nova droga

A primeira das novidades sobre diabetes é uma nova droga. Esta droga foi desenvolvida para tratar leucemia. Mas mostrou ser capaz de atrasar (ou evitar, em 71% dos casos) o aparecimento da diabetes em camundongos geneticamente modificados para desenvolver diabetes tipo 1. A droga chama-se Imatinib e trata basicamente a inflamação do pâncreas, que é o prelúdio da diabetes tipo 1 no organismo. Ainda mais, a droga não só evitou o aparecimento puntualmente. Mas evitou também o desenvolvimento da doença a longo-prazo. Lindo.

Novidades no campo da diabetes
Ilhotas de Langerhans no pâncreas de um camundongo. Microscopia feita por Lucia Malla.

Células tronco

Usando células-tronco embrionárias, um grupo da Harvard Medical School conseguiu gerar células produtoras de insulina (ou seja, células beta do pâncreas). Os pesquisadores transplantaram estas células em camundongos diabéticos. Conseguiram normalizar os níveis de glicose dos animais. Além disso, estas células transplantadas não levaram ao desenvolvimento de teratoma, que é o tumor geralmente associado a tratamentos com células-tronco embrionárias. Pelo contrário, continuaram produzindo insulina ao longo do tempo do experimento. Enfim, pesquisa bastante animadora.

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • Para outros posts sobre ciência e saúde publicados aqui no blog, você pode explorar mais aqui.


512
×Fechar