Parques Nacionais

Sexta Sub: Snorkel nos Lençóis Maranhenses

Ok, esse não é exatamente um point de mergulho ou snorkel tradicional. Talvez seja de snorkel, para os mais fissurados em descobrir o que há por baixo de qualquer linha d’água visível. Mas mesmo se você tiver apenas sua roupa de banho e protetor solar, o snorkel nos Lençóis Maranhenses deve constar como um dos grandes […]

Sexta Sub: tamure da Goat island

Post sobre o tamure visto no snorkel na Goat Island. Voltamos da Nova Zelândia há alguns dias. E só de olhar as fotos, já dá vontade de marcar uma viagem para lá de novo. Uma semana, aliás, é muito pouco para a apreciar de verdade a beleza daquele lugar. Sem dúvida, um país de fauna […]

Maravilha do mundo: Chichén Itzá

Em nossa viagem pela Península de Yucatán no México, além de mergulhos e snorkel para ver as preciosidades do mundo subaquático maia, incluímos um dia fora da água para nos embasbacarmos com outra preciosidade da região. Fomos fazer uma visita ao Parque Histórico da Cidade Pré-Hispânica de Chichén Itzá – ou Chichen Itza sem acentos, […]

Parque Nacional de Fiji: Dunas de Sigatoka

A meio caminho entre Nadi e o Pacific Harbor, onde nos hospedamos na 1a etapa de nossa viagem a Fiji, fica um dos orgulhos dos fijianos: o Parque Nacional das Dunas de Sigatoka. Pelo Lonely Planet, uma das atrações naturais mais bacanas de Fiji. O que, num país com tantas ilhas paradisíacas e cachoeiras bacanas, […]

Das viagens dentro das viagens

Quando visitamos o Parque Estadual do Guartelá (PR) em 2008, fiquei encantada com o cânion do Guartelá, o 6º maior em extensão do mundo. Do mirante principal da trilha, então, tem-se essa vista incrível da paisagem. Lá embaixo, o rio Iapó circulando a montanha para achar seu caminho. Lindo. Cânion do Guartelá e…? Mas, na […]

No Parque Estadual de Vila Velha – finalmente, a do Paraná!

Eu cresci em Vila Velha. Infância pelas areias da Praia da Costa, Espírito Santo. E, naquele período pré-internet, pré-celular e pré-Google, quando eu viajava pra casa dos meus parentes no nordeste e eventualmente encontrava pessoas que não conheciam o ES, sempre que me perguntavam “de onde você é?”, eu respondia toda animada: “De Vila Velha!”. […]

Dois lados de uma foto, Japanese style

Lembra desse post, em que eu mostrei dois dos lados de uma mesma imagem – a minha visão e a visão que o André tem quando está por trás da lente? Pois eis que num fim de semana de novembro, quando ele estava no Japão, foi visitar o parque de Jigokudani Yaenkoen, no interior do […]

Sexta Sub: vem aí o primeiro país reserva marinha!

A foto da Sexta Sub desta semana, tirada durante um mergulho no Blue Corner em Palau que me rendeu um dos momentos mais emocionantes embaixo d’água da minha vida, comemora o início de um processo que pode mudar o futuro dos oceanos do mundo. Afinal, Palau, uma república-ilha do Pacífico de pouco mais de 20,000 […]

Um dia no Cinque Terre

No nosso penúltimo dia na Itália, estávamos hospedados em Gênova. Eu já havia lido, através da dica do Flavio, sobre o Parque Nacional de Cinque Terre, a cerca de uma hora de trem de Gênova. O local é um Patrimônio Histórico Cultural e Natural da Humanidade. Além disso, as fotos que vi pela web me […]

Sexta Sub: peixe-boi protegido

Via Wetpixel, fiquei sabendo esta semana que a nascente de Three Sisters, no Crystal River, Flórida, finalmente se tornou área de proteção ambiental nacional. Uma vitória dos grupos pró-conservação, com o peixe-boi protegido agora. A área é onde os peixes-bois-americanos (Trichechus manatus latirostris) se agregam nos meses de inverno. Afinal, as águas quentinhas daquele ponto […]

Sexta Sub: Ásia

Bucolismo sem limites, calma, paciência e tranquilidade. É assim que eu percebo a foto acima, de uma paisagem que emana por todos os poros sentimentos da Ásia. Foi tirada no Parque de Seoraksan na Coréia do Sul, mas poderia ser em algum ponto do Japão ou China. Afinal, o clima “Ásia” seria o mesmo. Com […]

No Mauna Kea, a maior montanha do mundo

Não, eu não sou uma alpinista. Embora seja viciada em notícias everestianas, equipamentos de montanhismo e quetais, minha sanidade mental ainda vence: sei que, com a asma e a falta de preparo físico que tenho, nunca poderei chegar a cume algum da maneira vitoriosa como os heróis-atletas que o fazem chegam, na base do muque […]

Parque Nacional dos Vulcões do Havaí: visita ao Kilauea

Parte da tarefa fotográfica que tínhamos na Big Island era visitar mais uma vez o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Era uma repetição de passeio sem problema algum, já que cada dia a lava está brotando num ponto diferente, o que torna a paisagem sempre nova. A idéia era ver o pôr-do-sol no local […]

Parques nacionais americanos: Zion

Desde que começou a programar sua viagem pelos parques nacionais americanos do meio-oeste, meu sogro falava animadamente sobre o Parque Nacional de Zion. Parecia ser o mais interessante – pelo menos era o que sua animação passava para mim. Então quando ele voltou da viagem, fui correndo checar suas fotos de Zion, curiosa que estava […]

Parque Histórico de Kaloko Honokohau, Big Island

Em uma visita recente a Kona, na Big Island, decidimos deixar as tartarugas e baleias de lado e conhecer também um pouco da história do povo que morara ali no passado. Fomos então visitar o Parque Histórico de Kaloko-Honokohau. Que é um Parque Nacional americano, tamanha importância para a cultura do país. Para quem não […]

Parque Estadual Cathedral Gorge, Panaca

Continuando com as viagens do meu sogro pelas paisagens geologicamente incríveis dos EUA, hoje compartilho com vocês as fotos de um parque estadual pequeno chamado Cathedral Gorge. Meu sogro fez o roteiro rodoviário até este parque dirigindo pela estrada US-50, apelidada de “a estrada mais solitária dos EUA” (“the loneliest road in America”), no estado […]

Passeio pelo Parque Nacional de Bryce

A foto abaixo é do Bryce Canyon National Park, ou Parque Nacional de Bryce, no sul de Utah (EUA). Foi tirada pelo meu sogro, quando esteve lá passeando em maio. Confesso que ainda não tinha ouvido falar desse parque. Mas quando ele mostrou as fotos… Entrou enfim pra minha lista imediatamente. Geologia do Parque Nacional de […]

Parque Nacional Croata: Plitvicka Jezera

Quando estávamos planejando nossa viagem à Itália, esbarrei nesse post do Levi com uma lista dos 10 parques nacionais favoritos dos guardas florestais aposentados americanos. Como parte da brincadeira da lista, eles haviam escolhido apenas parques fora dos EUA, o que por si só já faz desta um pouco mais interessante. De qualquer modo, ao […]