Pequenas (e densas) anotações de viagens virtuais 14

por: Lucia Malla Antigos, Ciência, Links gerais

1) Domingo passado eu participei de uma festa online num blog. Fiquei caladinha o tempo todo, apenas ouvindo os diversos burburinhos que a festa produzia, e a experiência foi muito interessante. A festa foi no blog do Dr. Peter Rost, ex-vice-presidente da Pfizer. Ele é conhecido dentro da indústria farmacêutica por seu estilo “agressivo” de gerenciamento. O blog dele vem causando dores de cabeça à indústria farmacêutica. Nele, conforme, Dr. Rost conta absolutamente tudo que sabe sobre as falcatruas existentes entre governo, FDA e indústria. Conta, além disso, detalhes sobre por que foi demitido ao descobrir um mega-esquema de sonegação de impostos.

A briga é entre peixes grandes. E mostrando que seu estilo de líder se reflete também na internet, ele bolou essa festa online. Foi a primeira vez que vi tal iniciativa, e adorei. O motivo da festa foi o lançamento do seu livro “The Whistleblower” (comentários sobre o livro aqui). Havia ambientes para todos na festa: o salão principal, a sala de músicas, sala de conferências e, claro, a irônica sala de treinamento de vendedores de medicamentos. Teve até penetras. Durante a festa, dei um bom passeio pelo blog. Afinal, ler o que ele escreve nos arquivos sobre a indústria é simplesmente fundamental. Além de, muitas vezes, inacreditável, principalmente posts como esse. Sinal claro das implicações do que Dr. Peter Rost vem denunciando já aparecem. Afinal, o novo CEO da Pfizer é um advogado. Tenham medo.

2) Toda semana, o Coturnix promove um tema específico. Ele é um especialista em relógio biológico, e sofre do que chama de “blogorréia”: publica mais de 10 posts em média por dia no seu “Blog Around the clock” – além de participar em pelo menos uma meia dúzia de outros blogs. Essa semana, o tema específico foi bastante interessante: o horário escolar ideal para adolescentes (também merece leitura sobre o mesmo tema esse post). Vindo direto dos arquivos, ele deu boas explicações sobre por que os adolescentes dormem tarde e reforçou a idéia de que as escolas deveriam olhar para a biologia humana do sono e começar as aulas da manhã mais tarde no segundo grau. Coturnix comenta que algumas escolas nos EUA fizeram a mudança de horário e os adolescentes aumentaram consideravelmente seu rendimento escolar. Faz sentido – palavras de uma eterna sonolenta nas primeiras aulas do dia do colégio.

3) De acordo com essa reportagem da Science, nós já vivemos num planeta com falta d’água. Quando é que vamos abrir os olhos e começar a economizar água? Ou pelo menos gerenciar melhor os recursos hídricos?

4) Os 10 anos da tragédia do Everest foram comentados de forma especial nas páginas da National Geographic. Beck Weathers, o alpinista que praticamente ressuscitou em 1996, comenta sua aventura e sua vida depois de tantas amputações. Imperdível para quem sofre de febre everestiana. E nesse mesmo mote, Marcos Sá Correa fez um resumão em português aqui, comentando sobre o fiasco da temporada desse ano, quando o alpinista David Sharp, de uma equipe menos “abonada”, foi praticamente deixado pra morrer nas encostas da montanha por 40 pessoas. Isso mesmo: 40 pessoas. Até Sir Edmund Hillary se pronunciou horrorizado com o caso. O título do artigo de Marcos diz tudo: o Everest está virando um circo.

5) Eu esbarrei nesse site – que abre em alemão, mas pode ser lido em português e inglês também. É de uma pousada numa favela carioca, para gringos only (ou quase). É interessante perceber que a página sobre a segurança do local não foi traduzida para o português, mas em inglês o texto usa de explicações surreais para atrair a clientela mochileira e disfarçar a falta de segurança carioca. As desculpas até colam um pouco, e apesar do receio (porque eu leio os jornais brasileiros e a realidade sei que é mais embaixo), fiquei com vontade de conhecer o local, bem “jeitinho brasileiro” de turismo. A vista da laje da pousada é muito bonita, por certo daria excelentes fotos.

6) Falando em fotos, tem galerias novas lá na ArteSub. Dessa vez, diferentes lugares: Fernando de Noronha, Palau, Apo Island (comentado aqui), atol de Namu e de Ailuk, ambos nas Ilhas Marshall. Viaje por lá. É relax garantido, afinal.

7) Eu estava arrumando minhas fotos no computador e achei essa divertida “pérola” do arquivo:

Viagens virtuais 14

É um dos carros do Aquário Kelly Tarlton’s, em Auckland, na Nova Zelândia. Esse aquário, aliás, tem uma exposição permanente sobre Antárctica que é nota 14 (de 10). Mas achei a barbatana do “tubafusca” um charme só!

Tudo de bom sempre.



501
×Fechar