por:
Lucia Malla
Animais, Big Island, Fotografia, Havaí, Mergulho, Oceanos, Praias, Sexta Sub, Viagens
Publicado
14/08/2009
Uma baía onde grupos de golfinhos rotadores (Stenella longirostris) vêm passar o dia após sua jornada de alimentação em alto-mar. Uma baía protegida de uma ilha oceânica e com visibilidade em torno de 20m, excelente refúgio para o descanso. Não, não estou falando de Fernando de Noronha. O mesmo comportamento acontece na Baía de Kealakekua, na Big Island do Havaí, mas com uma diferença. Afinal, em Kealakekua, é possível fazer snorkel com eles.
De manhã bem cedo, os golfinhos chegam. E ficam até de tarde, nadando vagarosamente, como a descansar. Uma excelente oportunidade para quem faz snorkel apreciar a espécie. A baía é protegida por grandes penhascos. Isso portanto mantém o mar sempre calmo por ali, fazendo o trecho de cerca de 100m a partir da mansa praia de cascalhos de lava que leva até os golfinhos tranquilo de ser encarado. Os golfinhos propiciam um espetáculo de balé subaquático com toques de leveza e graça que torna todo o ambiente mágico.
A regra ambiental do Havaí é clara. Não podemos tocar os golfinhos, eles é que devem vir até você… Eles parecem curiosos com os humanos observadores. E com isso, você pode aproveitar a aproximação e se deixar levar pelo fascínio. Os golfinhos rotadores encantam enquanto você curte a chance de interação pacífica com um animal tão dócil.
(Texto originalmente publicado na Revista Mergulho de dezembro/2007)
Reserve seu hotel na Big Island pelo Booking.
Alugue seu carro na Big Island pela RentCars. Pagamento sem IOF.
Proteja sua viagem ao Havaí com os Seguros Promo, com 5% de desconto.
Marque seu passeio na Big Island pela Hawaii Activities, que aceita pagamento em real.
Gostaria de aproveitar o destino da Sexta Sub e acrescentar aqui alguns detalhes sobre o passeio.
Kealakekua Bay fica ao sul da Big Island, no lado de Kona, na vizinhança de Captain Cook. É uma área onde prevalecem os havaianos nativos. O local tem algumas pousadinhas, mas não espere nenhum comércio intenso. O resort mais perto fica a uns 15 minutos de carro. Para ver os golfinhos mais de perto, é preciso chegar de manhã cedinho, antes das 7 da manhã.
O snorkel em Kealakekua
Saímos todos os dias sem café da manhã, compramos algo rápido qualquer-nota pelo caminho e chegamos antes da maioria. Quanto mais cedo, mais os golfinhos estão perto do shore. À medida que a manhã vai passando, os golfinhos tendem a se afastar da beiradinha. Portanto, você precisará nadar mais e mais para vê-los.
Eles estão ali descansando, então todos os movimentos são vagarosos, como um balé tranquilo. Os mais novos brincam, mas a maior parte deles está dormindo. E eles não param de nadar quando “dormem”, vale ressaltar.
A baía é um passeio para aproveitar ao máximo seu tempo na água, com os golfinhos, apreciando o recife de coral ou simplesmente relaxando. Nem sonhe em ficar tomando sol numa canga ou numa cadeira de descanso: não tem areia ali. A praia é completamente pedregosa, de rochas de lava redondinhas, onde mal conseguimos sentar. Portanto, deitar é impossível. Aliás, Kealakekua é o passeio ideal para o início do dia: você nada com os golfinhos, curte o mergulho e depois pega a estrada para uma praia diferente com areia, ao sul ou ao norte da ilha, onde finalmente terás seu lugar ao sol. 😛
Tudo de bom sempre.
Booking.com