Eu acho uma fofura esse filhote laranja aí embaixo.
É um exemplar de peixe-papagaio (Cetoscarus ocellatus) muito jovem. Sabemos que ele é jovem porque ainda não desenvolveu suas cores características. Afinal, quando adulto, ele fica bem mais colorido. Mas pequenininho assim, filhote laranja encurralado, ele parece vulnerável. E essa vulnerabilidade iminente é que o torna um fofo para mim.
A vida às vezes precisa ser frágil pra se mostrar vibrante.
Tudo de sub sempre.
Sobre o filhote laranja Cetoscarus ocellatus
Este filhote laranja foi fotografado no atol de Ailuk, nas Ilhas Marshall. A espécie vive na região tropical do Indo-pacífico. Em geral, este animal vive nos recifes de corais, em áreas rasas. O dimorfismo sexual desta espécie é incrível. Enquanto as fêmeas adultas são escuras e quase sem cor, os machos adultos são rosa e verde, super-coloridos.
Além disso, este peixe vive em haréns. Um macho com várias fêmeas. Entretanto, se por qualquer razão o macho morre ou vai embora do grupo, uma das fêmeas (a maior, comumente) se “transforma” em macho. Não é o máximo?
P.S.
- Amigos queridos, a confusão da mudança está quase acabando. E meu blog poderá voltar a sua normalidade anômala de sempre. Em breve conto mais sobre os primeiros dias aqui. 🙂
- Para ler outros posts publicados na Sexta Sub do blog, você pode visitar a página da Sexta Sub, com a lista completa.